O novo desafio profissional de Ricardo Couto passa pela Smartex, empresa onde já desempenhava o cargo de head of industrializatio, e onde agora assume a função de head of logistics & supply chain.

Já passou por empresas como Deloitte, Parfois, Sonae Capital, e Farfetch, tendo desempenhado cargos ligados às operações e logística. Além disso, é também CEO e fundador da Custeasy, empresa que visa facilitar os processos de comunicação de trânsitos, importação/exportação e remessas de baixo valor.

À SCM, Ricardo Couto explica que esta nova função na Smartex envolve um conjunto de responsabilidades integradas no negócio da empresa. “Uma vez que desenvolvemos hardware proprietário, torna-se de extrema importância implementarmos processos e controlos internos em toda a cadeia, desde o ponto de vista interno na relação com as equipas de desenvolvimento, como também externamente com parceiros e fornecedores que nos fornecem a aquisição de todos os componentes e assemblagem do produto Smartex”.

Aliada a isto, destaca que as componentes de armazém e logística/transporte também têm “igualmente” uma “grande importância” na ótica do negócio, visando dar resposta às necessidades dos clientes nacionais e internacionais.

Neste setor, o head of logistics & supply chain reconhece os desafios que são colocados atualmente. No entanto, assume que “olhamos com grande ambição e confiança para o futuro, de forma a garantir que esta parte do negócio não será um bottleneck ao crescimento da organização”. Tendo isto em conta, o objetivo da empresa passa pelo “foco na eficiência e controlo de todos os nossos processos”.

Uma das frases que inspira Ricardo Couto é do CEO e fundador da NVIDIA, Jensen Huang, que diz “You have to go back to first principles… as a Leader, I have to architect the company and create an organization that allows my employees to do their life’s work” (“É preciso voltar aos princípios básicos… enquanto líder tenho de arquitetar a empresa e criar uma organização que permita aos meus funcionários realizar o trabalho das suas vidas”).

Ricardo Couto, head of logistics & Supply Chain | Smartex