O Porto de Setúbal, o Porto de Lisboa e o Porto de Santos assinaram, a 5 de março, no primeiro dia da Intermodal South America 2024, em S. Paulo, um Acordo de Cooperação Técnica que tem por objetivo o intercâmbio e a cooperação abordando as novas áreas para a descarbonização, digitalização e inovação.

 

Este Acordo de Cooperação irá fomentar a Inovação Portuária,contribuindo para promover o desenvolvimento sustentável dos três portos com o intercâmbio de conhecimento em vetores que abrangem a gestão portuária, a estratégia, os recursos humanos, os diferentes sistemas de logísticas de transporte associados, a intermodalidade, entre outros.

Por outro lado, vai potenciar a criação de oportunidades de comércio internacional e de investimento entre os portos de Lisboa e Setúbal e o porto de Santos, assente no desenvolvimento sustentável da economia azul, promovendo o crescimento e a melhoria dos portos como infraestruturas cada vez mais importantes para o desenvolvimento das empresas e das populações.