A Palletways, pertencente à Imperial, do grupo DP World, inaugura uma nova era logística ao integrar Inteligência Artificial (IA) nas suas operações para aumentar a eficiência do seu serviço, reduzir custos e traçar o caminho para uma logística mais sustentável e eficaz.

 

A Palletways incorporou sistemas de Inteligência Artificial (IA) para levar a otimização dos seus serviços logísticos a um nível superior, aumentando a eficiência e reduzindo os custos. Esta nova implementação, que supera as expectativas nas suas fases iniciais, representa um marco significativo no setor e na própria empresa.

Atualmente, a equipa de especialistas da Palletways já está a aplicar a IA na análise da informação do seu data warehouse e no desenvolvimento do seu software, obtendo resultados muito positivos ao permitir analisar instantaneamente os milhões de envios realizados todos os anos e proporcionando uma maior visão da rede da empresa. Por isso, está a oferecer novas oportunidades tanto para a Palletways como para os seus membros, especialmente nas suas áreas-chave, como é o caso do serviço ao cliente.

“Estamos impressionados com os primeiros resultados e apenas arranhamos a superfície do que é possível fazer. A IA é fantástica na análise de tendências e na previsão de volumes, dois aspetos fundamentais em logística e para a Palletways”, disse o Diretor de TI do Grupo, Chris Walters, que acrescentou também o grande papel que desempenha na redução da pegada de carbono. “A IA permite-nos ter em conta todas as variáveis ​​logísticas para que os movimentos de paletes sejam mais eficientes. “Se multiplicarmos isto pelos milhões de paletes que enviamos todos os anos, poderemos conseguir um progresso significativo na nossa contribuição para a sustentabilidade.”

Para este novo contexto, a empresa formou uma equipa específica para explorar as aplicações e benefícios da IA ​​numa perspetiva empresarial abrangente. À medida que esta tecnologia evolui, maiores responsabilidades serão assumidas, transformando o funcionamento da Palletways e do setor logístico em geral.

“O sucesso do futuro da IA ​​na logística será a sua capacidade de aprender com dados robustos e precisos. Examinar esta informação na sua forma bruta permite-nos ultrapassar obstáculos e mitigar problemas em todas as fases da cadeia de abastecimento. Assim, os clientes estarão melhor informados e mais satisfeitos, a integração empresarial será mais fácil de implementar e a qualidade do serviço prestado será melhor do que nunca”, afirmou Walters.