Num ambiente empresarial dinâmico como o que vivemos, surgem desafios que nem sempre podem ser resolvidos pelas equipas internas. Seja por falta de disponibilidade, seja por lacunas de competências, o recurso a um profissional externo, experiente e qualificado na sua área de especialidade é fundamental para suprir as necessidades das empresas, independentemente da sua dimensão e setor de atividade.

Um Interim Manager (IM) é um profissional independente que em estreita colaboração com a Direção da empresa, implementa os objetivos definidos, dentro do prazo combinado entre as partes.

Alguns dos desafios mais prementes que as empresas enfrentam e que um IM pode ajudar a superar são:

  • Melhoria de Resultados – redesenho de processos, implementação de sistemas de informação de gestão de apoio à tomada de decisão, redefinição de estratégias de vendas mais adequadas aos diversos mercados, correto posicionamento de bens e serviços, estratégia de compras e melhoria da gestão do cash-flow, são alguns aspetos que impactam na produtividade, rendibilidade e crescimento do negócio e, consequentemente, no incremento dos resultados.
  • Internacionalização – A generalidade dos IM’s possui uma experiência significativa em mercados internacionais, o que é bastante importante para as empresas que pretendem iniciar projetos, seja através da mera exportação, seja através da instalação física no exterior. Para além do “know-how” acumulado este profissional tem um “networking” qualificado que facilita a concretização dos objetivos que a empresa pretende concretizar.
  • Transformação Digital – Tal como a “informatização” exigiu das empresas uma adaptação cultural, o processo de transformação digital requer uma cultura empresarial ágil, aberta à inovação e orientada para o cliente. O IM apoia a liderança da empresa na definição da nova visão estratégica, na implementação dos objetivos para a transformação digital e na comunicação clara e envolvente a todos os níveis da organização.
  • ESG (Ambiental. Social. Governance) – A reputação e sucesso de uma empresa não se medem apenas pela sua rentabilidade, mas cada vez mais pelas suas preocupações ambientais, sociais e corporativas. Implementar uma estratégia ESG é, cada vez menos, uma questão de opção. Não só os regulamentos internacionais obrigam ao cumprimento de determinadas normas, como as próprias empresas percebem que obtêm vantagens se agirem de acordo com esses critérios. É um processo moroso, de implementação faseada, ideal para ser levado a cabo por um Interim Manager experiente nestas questões regulamentares.
  • Reestruturação das Cadeias de Abastecimento – A digitalização de atividades e o redesenho de processos das Cadeias de Abastecimento podem agilizar o acesso a informação útil e a recursos a custos mais reduzidos. A logística das empresas é uma área crescentemente complexa que muito pode beneficiar da experiência de um IM.
  • Gestão de Talento – Auxiliar no desenvolvimento ou reestruturação do departamento de RH, implementando novas estratégias de atração, fidelização e desenvolvimento, pode ser uma missão ideal para um IM com experiência em Gestão de Pessoas.
  • Reestruturação da Dívida – Um IM com experiência na banca ou em cargos de direção financeira pode ser uma alternativa eficaz para avaliar necessidades, conduzir negociações e explorar novas fontes de financiamento.
  • Fusões e Aquisições – Num cenário em que a consolidação empresarial é necessária, um Interim Manager qualificado pode ser fundamental para identificar parcerias estratégicas e conduzir processos de fusão, aquisição ou venda.

A procura do apoio de Gestores Externos demonstra maturidade empresarial, sendo uma solução expedita para identificar os principais “pain-points” da empresa, diagnosticar a situação com a equipa de gestão e implementar um plano de ação para superar os constrangimentos, em conjunto com os recursos internos.

Recorde-se que uma missão de Interim Management envolve a execução de um plano de ação por um profissional altamente experiente e qualificado, pelo tempo estritamente necessário para a sua conclusão bem-sucedida.

É hora de colocar em prática esta solução.

Há Interim Managers experientes em todas as áreas da cadeia de valor, prontos para a sua próxima missão e para colocar a sua empresa um passo à frente da concorrência.

Paulo Jorge, Managing Partner | EasyTalent – Interim Solutions e Vice-presidente da Associação Interim Management Portugal (AIM)