A Arvato anunciou uma parceria com a Nomagic, empresa polaca especialista em robotização, de forma a aumentar o uso direcionado de robôs nos seus centros logísticos. Após várias implementações bem-sucedidas de aplicações de paletização e despaletização assistidas por robôs, em vários locais, a Arvato decidiu usar o robô de picking “justPick”, enquanto parte da sua estratégia autómata holística.

A partir de Dortmund (Alemanha), a Arvato conta com um centro de distribuição de 30.000 metros quadrados para vários clientes da área da moda. Enquanto parte do projeto piloto “Autostore Port Picking” (ASPP), o robô “justPick” será utilizado para selecionar pedidos individuais do armazém totalmente automatizado Autostore. Está planeado que após o sucesso do projeto piloto, outros robôs se sigam e escolham o sistema Autostore em Dortmund. Atualmente, a Arvato opera 10 sistemas Autostore por todo o mundo, e vê um grande potencial para escalar ainda mais a solução do robô. Estão também contempladas novas aplicações em estações de trabalho de armazenamento de transporte e nos carregamento de classificadores de bolso também estão sendo planeadas.

“O sistema de robôs autónomos permite-nos responder de forma mais flexível e com tempos de produção mais curtos às necessidades dos nossos clientes, processando continuamente os seus pedidos – especialmente durante turnos noturnos e tardios”, aponta Axel Mayer, president lifestyle fashion & sports da Arvato.

No centro de distribuição de Dortmund, a Arvato está a dar mais um passo rumo a um processo de fulfillment totalmente automatizado, com o fornecimento automático de mercadorias pelo sistema Autostore e a recolha diária do robô, sendo que com o “justPick”, não só as encomendas dos clientes são satisfeitas, como também o sistema Autostore é reabastecido.

A Arvato acabou por se convencer de que o sistema Nomagic se enquadrava no que pretendiam através de um grande número de sistemas já implementados, próximos do caso de estudo do projeto-piloto e dos projetos subsequentes. “A Nomagic foi o único fornecedor que conseguiu mapear tanto o processo de coleta para atendimento de pedidos quanto o processo de reabastecimento de devoluções sem alterar a infraestrutura existente”, explica Christoph Echelmeyer, vice-presidente de operações e chefe do centro de distribuição de Dortmund.

Tanto quando seja possível, a Arvato não procura que as suas soluções autómatas sejam isoladas, e sim que funcionem sempre no contexto da sua Warehouse Automation Toolbox (WAT), sejam elas robóticas, bens para pessoas, AGV ou de packaging.

“Atribuímos grande importância a soluções com elevado grau de modularidade e flexibilidade. Esta abordagem também é impulsionada pelo nosso alto nível de diversificação e posicionamento numa ampla variedade de áreas de negócios, como alta tecnologia, saúde e produtos de consumo, com seu abrangente número de artigos diferentes. Do nosso ponto de vista, a solução “justPick” da Nomagic faz uma contribuição especial para estes pontos”, afirma Markus Billmann, senior expert process automation and future warehouse team da Arvato.

O “justPick” está equipado com uma ferramenta de troca de garra, o que lhe permite uma troca independente entre diferentes ferramentas de sucção ou de aderência na mudança de contentor no sistema Autostore. Por um lado, isso aumenta a taxa de transferência possível do sistema, pois o tempo de inatividade ou os tempos de inatividade são minimizados e, por outro lado, aumenta o número de itens tangíveis no lado do hardware, o que tem um efeito positivo na preparação futura e no dimensionamento do sistema em termos de usabilidade de terceiros.

“Esta flexibilidade é extremamente importante para nós no ambiente dinâmico em que operamos como um prestador de serviços 3PL”, conclui Markus Billmann.