O número de empresas que procuraram os serviços de consultoria especializada na otimização de custos e gestão de compras da Expense Reduction Analysts aumentou 22% no ano passado, ultrapassando já as duas centenas de clientes nos últimos cinco anos, com um volume global de 600 milhões de euros de custos analisados.

As áreas que revelaram poupanças médias mais elevadas foram Logística e Transportes, Telecomunicações, Embalagem, Energia e Limpeza, seguidas de Serviços Bancários e Financeiros, Marketing e Publicidade, e Gestão de Frota, com um valor global de 16% de poupanças.

João Costa, Country Manager da Expense Reduction Analysts, diz: “Num contexto de inflação e grande incerteza, as empresas precisam de mais liquidez e flexibilidade, estando cada vez mais conscientes das oportunidades que a otimização de custos e a antecipação do risco lhes podem trazer. É imperativo reajustar as expectativas económicas e agir com políticas que assegurem estabilidade e competitividade. A gestão e otimização de custos não é apenas uma necessidade, é uma estratégia determinante para a viabilidade e crescimento empresarial sustentável, assegurando um futuro próspero para Portugal. A nossa consultoria tem sido essencial na gestão dos orçamentos das empresas portuguesas, sendo reflexo disso o crescimento do número de clientes e de projetos, como assistimos nos últimos anos e novamente em 2023”.

No conjunto dos mais de 50 países onde a Expense Reduction Analysts está presente, foram analisados 14 mil milhões de euros em custos de cerca de 4.100 clientes, resultado de quase 16 mil projetos.

A consultora portuguesa atua sobretudo junto de empresas de média e grande dimensão, com faturação superior a 30 milhões de euros, localizadas maioritariamente na região Norte e Centro do país.