Mantendo o seu compromisso para com a responsabilidade social e colaborativa, nas últimas semanas de 2023 a Aldi iniciou uma operação logística para doar cerca de 200.000 artigos têxteis de coleções anteriores à ENTRAJUDA, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), cuja missão é ajudar instituições de solidariedade a melhorar a sua gestão e organização.

Entre os artigos doados estão roupa para homem, senhora e criança, mas também têxteis do lar (edredões, almofadas, mantas, toalhas, roupa de cama) e outros acessórios que escasseiam nas instituições, para garantir apoio a quem mais precisa. Foram doadas mais de 400 paletes, equivalente a 12 camiões de mercadoria, no valor de aproximadamente 2 milhões de euros.

“Durante o mês de dezembro, entregámos mais de 400 paletes de mercadoria à ENTRAJUDA. Estamos a falar de cerca de 200.000 artigos de coleções anteriores, em perfeito estado de utilização, mas que, por já não terem os seus packaging iniciais intactos ou existirem em pequenas quantidades, já não são colocados à venda nas nossas lojas”, destaca Ricardo Santos, Managing Director Marketing & Communication da Aldi Portugal.

Na sequência desta doação, a IPSS fez uma separação dos bens doados por género, idade, estação e funcionalidade, que fará chegar a mais de 800 entidades sociais de vários pontos do país durante 2024, como lares, centros sociais e paroquiais, apoio a pessoas sem abrigo, centros de apoio a pessoas com deficiência e outras com impacto local nas comunidades, algumas com as quais a Aldi já tem, inclusive, parcerias para doação diária de excedentes alimentares.

Isabel Jonet, presidente da ENTRAJUDA, comenta que “esta doação da ALDI, impressionante pela quantidade, qualidade e variedade dos produtos doados, vai fazer a diferença na vida de pessoas vulneráveis, gerando elevado impacto social e, em simultâneo, contribuindo para a sustentabilidade ambiental ao permitir dar uma vida nova a produtos não alimentares, em particular roupa de mulher e homem adequada ao frio e artigos de casa de elevada qualidade. Mais do que uma mera doação de excedentes, trata-se de um compromisso com a sociedade que, em parceria com o Banco de Bens Doados da ENTRAJUDA, vai contribuir para minorar necessidades de muitas pessoas carenciadas de todo o país. É em nome destas pessoas que enaltecemos publicamente esta iniciativa da ALDI que merece ser amplamente divulgada pelo valor que reveste”.

Ricardo Santos considera que “enquanto player com grande peso a nível nacional, temos o compromisso de contribuir de forma positiva para as comunidades onde estamos inseridos. Não somos apenas retalhistas, empregadores, parceiros de negócios ou concorrentes. Somos também cidadãos e vizinhos, e queremos contribuir para a solução dos desafios da sociedade, que vão além do nosso negócio, através das nossas competências e experiência. Além de fazermos doações de excedentes alimentares em todas as nossas lojas, através de parcerias com instituições locais, queremos ampliar a nossa atuação a nível local e ajudar a minimizar as carências sentidas um pouco por todo o país. Este foi um grande projeto que nos permitiu terminar o ano de 2023 de forma diferente, com a promessa de que continuaremos a criar valor em Portugal com a nossa atividade”.