A Brighten recebeu um investimento estratégico do Schnellecke Group, sediado em Wolfsburg e, em simultâneo, solidifica a sua posição ao adquirir uma empresa líder em desenvolvimento de produtos digitais e serviços de tecnologia da Schnellecke. Esta aquisição será integrada na nova subsidiária alemã da Brighten, a Brighten GmbH.

 

“Nos últimos 10 anos de estreita colaboração com a Brighten, ficámos a conhecer a empresa como sendo altamente inovadora e fiável. Em combinação com soluções digitalizadas, que desenvolvemos dentro do Schnellecke Group, estamos confiantes em fornecer à Brighten uma plataforma internacional para expandir fortemente os seus negócios no futuro,” afirma Nikolaus Külps, CEO Schnellecke Group.

Para reforçar a colaboração e fortalecer a parceria entre as duas empresas, Karsten Keil, Vice President Group IT & Digitalization da Schnellecke Logistics, passa a integrar o conselho de administração da Brighten. Tirando partido da sua experiência em TI, Keil, reconhecido como um dos dez melhores CIO da Alemanha em 2021 e 2023 no contexto do “CIO of the Year”, desempenhará um papel fundamental na condução da estratégia de internacionalização da consultora tecnológica.

“Estamos muito satisfeitos por unir forças com a Brighten, uma vez que partilham os nossos valores e concentram-se no desenvolvimento de serviços inovadores e de alta qualidade que respondem eficazmente aos desafios e necessidades das empresas num mundo de rápidas mudanças tecnológicas,” comenta Karsten Keil.

André Coutinho, fundador e managing director da Brighten, refere que “A entrada do Schnellecke Group no capital Brighten é um marco de que muito nos orgulhamos. Esta parceria permitirá à Brighten levar o seu propósito de simplificar o negócio dos seus clientes a mais geografias e dotar-se de maior capacidade para implementar e desenvolver as soluções adequadas aos reais desafios das várias indústrias com que colaboramos. Estamos empenhados em continuar a inovar e a entregar valor, assegurando que os nossos clientes prosperem no dinâmico cenário tecnológico atual.”

A parceria com o Schnellecke Group marca um momento crucial no processo de internacionalização da Brighten, que há muito exporta grande parte dos seus serviços para a Europa e tem como objetivo uma expansão sustentada para outras geografias. “A presença neste mercado, através da nossa subsidiária Brighten GmbH, permite-nos oferecer serviços prestados localmente pelos nossos colaboradores alemães em combinação com a equipa nearshore, constituída por consultores do escritório de Portugal, com vantagens competitivas e valor acrescentado para os nossos clientes. Este é o modelo que queremos adotar na expansão internacional que estamos a planear, para a Europa e, no futuro, para outras geografias” reitera Jorge Carvalho, managing diretor da Brighten.

A Brighten está a reforçar a sua presença física na Alemanha, com a criação de uma equipa de 25 pessoas, tendo por base a atual contribuição da região para as vendas totais de 20%. O investimento visa alargar as parcerias de sucesso de Portugal ao mercado alemão, nomeadamente na área das soluções ERP. A parceria estratégica permite agregar os pontos fortes de ambos os parceiros e inclui serviços de consultoria de TI independentes da indústria com SAP e SAGE, desenvolvimentos individuais de software e serviços digitais para logística num mercado global.