O Grupo Rotom continua a expandir a sua presença europeia, tendo adquirido a Englmeier Paletten & Verpackungen, reforçando o sudeste da Alemanha. A empresa, fundada em 1996, está sediada no coração da Baviera, e é “mais um passo para se tornar líder europeia em soluções de carga sustentáveis”, avançou a empresa.

A rede europeia do grupo já conta com mais de 30 empresas, e fechou o ano de 2022 com um volume de negócios acima dos 220 milhões de euros, contando atualmente com mais de 500 colaboradores.

Miguel Correia, gerente da Rotom Portugal, nota que “esta incorporação reveste-se de extrema importância do ponto de vista estratégico, permitindo-nos expandir as nossas atividades e serviços de retorno de embalagens num dos mercados mais preponderantes na Europa, e com uma significativa relação de exportação a partir de Portugal. Aproveito para anunciar que também em Portugal pretendemos adquirir empresas no ramo das paletes, embalagens e serviços retornáveis, temos negociações com vários interlocutores, mas ambicionamos crescer via aquisições de empresas já em 2024, estamos por isso muito atentos ao mercado português, onde já somos o maior player em paletes usadas”.

Por parte da Englmeier, Ferdinand Englmeier, managing director da empresa, destaca a intervenção que esta tem feito ao nível da sustentabilidade: “ao longo das últimas décadas, construímos uma base sólida de clientes em vários setores da Alemanha. Com uma forte mentalidade de ‘nós conseguimos’, ajudámos muitos clientes nas suas necessidades logísticas da maneira mais eficiente possível. Também desenvolvemos continuamente a empresa de forma sustentável, o que recentemente levou à instalação de sistemas de aquecimento a lenha e painéis solares. Isso significa que produzimos a maior parte da energia de que precisamos para nossas operações pelos próprios meios, resultando em um processo ecológico e neutro em carbono, que é certificado de acordo com a norma DIN ISO EN 14001”.

Arjan Kuiper, CEO da Rotom Europe, considera que “esta transação enquadra-se perfeitamente na estratégia da Rotom em se tornar o líder europeu em soluções sustentáveis em meios de carga. Partilhamos uma abordagem orientada para o serviço ao cliente e uma mentalidade de poder fazer, que permite à empresa alargar as actividades da Englmeier com o portfólio de produtos e serviços da Rotom, tais como uma gama mais ampla de paletes de madeira e serviços de pooling relacionados, mas também porta-cargas de plástico e metal”.

A Rotom Europe tem vindo a adquirir várias empresas do setor de modo a expandir a sua atividade em diversos países. Durante o 15º aniversário da Rotom, em entrevista à Supply Chain Magazine, o CEO da Rotom Europe e o gerente da Rotom Portugal comentaram sobre esta estratégia de expansão e crescimento, que poderá ler AQUI.