A Schneider Electric revelou que a Google, a ASM e a HP aderiram ao programa Catalyze, reforçando o compromisso com a descarbonização da cadeia de abastecimento de semicondutores.

O programa Catalyze, lançado em julho passado com a Intel e a Applied Materials como patrocinadoras fundadoras, tem como objetivo principal acelerar o acesso às energias renováveis em toda a cadeia de valor global de semicondutores e no panorama de abastecimento de TI. O recente envolvimento da Google, ASM e HP ampliará significativamente o alcance e a influência deste programa.

Ao incentivar a colaboração entre fornecedores na indústria de semicondutores, o Catalyze busca transições para fontes de energia renovável. Este programa impulsiona a descarbonização por meio de compromissos e aquisição coletiva de energia renovável, aproveitando o poder de compra da indústria.

A necessidade de transição energética na cadeia de valor de semicondutores é destacada por um estudo recente do SEMI Semiconductor Climate Consortium, que revelou que 16% das emissões de carbono em 2021 nesta indústria derivaram da cadeia de abastecimento. O Catalyze visa mudar essa realidade, promovendo a adoção de fontes de energia com baixo teor de carbono e apoiando outras ações de descarbonização, como a eletrificação. Jean-Pascal Tricoire, chairman da Schneider Electric, expressou satisfação com a adesão das três empresas ao programa, afirmando que “o programa Catalyze permite que as empresas e os seus fornecedores se envolvam e colaborem na transição energética e na descarbonização”.

“O planeta precisa de ações urgentes e decisivas para reduzir os impactos das alterações climáticas. Foi por isso que a HP se comprometeu a reduzir para metade as emissões de ponta a ponta da cadeia de valor nesta década, continuando a fornecer tecnologia inovadora aos nossos clientes”. “Estamos orgulhosos por patrocinar o programa Catalyze para ajudar a impulsionar o progresso da indústria em direção à descarbonização da cadeia de abastecimento de semicondutores e TI”, referiu Ernest Nicolas, chief supply chain officer da HP.

Também Michael Terrell, senior director of energy and climate da Google, enfatizou a importância da colaboração para alcançar uma produção de semicondutores sem carbono e demonstrou estar entusiasmado “por nos tornarmos um patrocinador fundador do programa Catalyze e esperamos trabalhar com os nossos pares para expandir a utilização de energia limpa nesta área crítica da cadeia de fornecimento da Google”.

“A colaboração é fundamental para reduzir as emissões globais. Nenhuma empresa ou indústria pode fazer tudo sozinha. É por isso que o Catalyze é tão importante, uma vez que permite às empresas unir-se para fazer com que um mais um seja igual a três”, declarou John Golightly, VP of sustainability da ASM. “Se tentássemos fazer isto sozinhos com os nossos fornecedores, nunca poderíamos igualar o impacto e a escala do programa Catalyze, e por isso estamos entusiasmados por sermos um patrocinador fundador”.

O Catalyze, por sua vez, visa combinar o poder de aquisição de energia em toda a cadeia de valor dos semicondutores, facilitando projetos de energias renováveis e permitindo que fornecedores participem em contratos de aquisição de energia. Este programa, ao aumentar a sensibilização e fornecer uma plataforma educativa, pretende impulsionar ações mensuráveis na descarbonização da cadeia de abastecimento de semicondutores a nível global.