A 2.ª edição da conferência INTRALOGÍSTICA acontece já no dia 30 de janeiro, em Braga, abordando como habitualmente os avanços da intralogística numa vertente muito prática e privilegiando o network entre a oferta e a procura. “Transformar a intralogística: inovação e eficiência para o futuro” é o mote para este encontro onde automação, robótica, a digitalização e o papel dominante das tecnologias nas operações vão estar em destaque.

Durante um dia, tanto na conferência como nos espaços de networking o foco vai estar na automação, na robótica, nas tecnologias e nos vários tipos de soluções que já estão a mudar os armazéns, a intralogística e as diferentes operações.

“Gémeos digitais”, ou “Digital twins“ em inglês, diz-lhe alguma coisa? São modelos virtuais que replicam objetos ou sistemas do mundo real, digitalmente. António Galrão Ramos do INESC Tec e Elsa Silva, do ALGORITMI Research Centre/LASI, Universidade do Minho, vão estar na conferência para abordar o papel que podem ter os “Digital twins na intralogística“.

A robótica começa a desempenhar um papel fundamental na intralogística e com a intervenção de Luís de Matos, chairman & CEO da Follow Inspiration vai ficar a conhecer alguns casos reais e perceber “Como a Robótica pode impactar na logística interna”.

Num tempo de incerteza e de rápidas mudanças na supply chain como o atual, a intralogística assume-se como determinante. Enquanto área global complexa, que envolve todos os elos da cadeia de abastecimento, os desafios atuais que se lhe apresentam são enormes já que para responder às necessidades do mercado e sobressair, as empresas terão mesmo que se transformar. A intervenção de Nuno Silva, Managing Director do Lean Excellence Centre é particularmente relevante neste âmbito já que vai falar sobre Ferramentas para Desenho de Soluções Intralogisticas”.

Que tudo acontece hoje a uma velocidade estonteante, já sabemos, o que nem sempre se sabe é como é que no meio de tanto dinamismo se consegue que a resposta seja igualmente rápida. António Guedes, Business Consultant da CodeOne vai procurar dar uma ajuda neste campo com a sua intervenção cujo título é “Mercados dinâmicos exigem armazéns ágeis.

Nada como uma visão muito prática das inovações tecnológicas que estão a revolucionar as operações e a intralogística. Ao abordar na conferência “O valor crescente da simulação industrial”, Tiago Sacchetti, da Bosch Industry Consulting vai trazer uma perspetiva mais concreta e real de tudo o que já está a acontecer e a moldar o futuro.

Ao longo do dia haverá também tempo para, por exemplo, olharmos para “A Intralogística como fator diferenciador”, com a ajuda do Luiz Rodrigues, Consultor em Gestão e Engenharia Industrial do INEGI, assim como descortinar o papel do software como ferramenta para a melhoria de processos na intervenção do Luis Claro Dias da Tecnibite.

Mas nada como navegar pelo site da conferência para conhecer oradores, temas em análise e condições de participação.