A Skoda Auto está a transformar os processos logísticos internos num sistema uniformizado ao nível do Grupo Volkswagen denominado ONE Log, numa fábrica na República Checa, de acordo com o Auto Gear.

A aposta tem como objetivo utilizar a digitalização e a centralização para impulsionar a redução de custos, e aumentar a flexibilidade na produção e logística.

Este é o segundo projeto da marca, e consiste na maior alteração de sistema na fábrica nos últimos 25 anos, visando criar uma maior eficiência através da harmonização do Grupo ONE Log, simplificando os processos logísticos dentro das marcas do Grupo Volkswagen.

A fusão dos subprocessos existentes numa solução SAP normalizada e de última geração, permite à Skoda “reduzir o número de interfaces nas TI de logística, aumentando também a disponibilidade de dados. Os resultados esperados incluem uma superior flexibilidade e, por conseguinte, uma maior eficiência na produção, poupanças significativas de custos, bem como dados consistentes e transparentes”, afirma David Strnad, diretor de logística da Skoda Auto.

Acrescenta que, até ao momento, têm vindo a lançar e utilizar “uma vasta gama de aplicações” desenvolvidas ao longo do tempo para responder às necessidades operacionais e interligadas, o que resultou num grande número de sistemas e interfaces.

“Um ecossistema como este é altamente complexo e, consequentemente, difícil de manter. Com a implementação do ONE Log, dispomos agora de um sistema uniformizado e normalizado do que constitui uma base sólida para a nossa gestão logística, poupando custos e aumentando a flexibilidade e a eficiência em toda a cadeia logística”, refere.