A 11ª edição do evento internacional Procura+ Conference, organizado pela Procura+ European Sustainable Procurement Network e pelo ICLEI – Local Governments for Sustainability, irá ocorrer em Lisboa, nos dias 13 e 14 de março.

Trata-se de um evento dirigido aos municípios e autoridades públicas, de forma a compreenderem melhor como podem as compras públicas podem contribuir para a transformação das nossas sociedades à luz dos grandes desafios atuais, abordando temáticas como a transição justa, economia circular, ou transformação dos nossos sistemas energéticos.

Ao longo dos dois dias, haverá apresentações e casos de estudo de sucesso para o setor das compras públicas, onde os participantes “obterão uma melhor compreensão de como a formação e a melhoria de competências podem contribuir para uma maior implementação da Contratação Pública Sustentável (CPS), e como os compradores públicos podem aprender com os seus erros”, destaca a organização.

Na abertura da conferência, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Katrin Stjernfeldt Jammeh, presidente do município de Malmö, Vice-President ICLEI, e Chair da Procura+ Network, irão discursar, destacando o papel fundamental do procurement na resposta aos desafios ESG que as cidades enfrentam atualmente.

“Sinto-me orgulhoso e honrado por receber todos os participantes da Conferência Procura+ em Lisboa. A nossa cidade é uma das capitais mais dinâmicas e inovadoras da Europa e oferece um ambiente único para discutir, experimentar e reinventar a nossa abordagem à sustentabilidade e às práticas de aquisição. Estou certo de que Lisboa proporcionará inspiração e as condições adequadas para um evento de sucesso”, comentou Carlos Moedas.

Por parte da organização, Katrin Stjernfeldt destacou que “a Procura+ Network e as conferências têm estado na vanguarda da agenda das compras sustentáveis por mais de 25 anos. A 11ª edição da Procura+ Conference irá demonstrar como as cidades e as autoridades públicas estão a fazer mudanças significativas em procurement para alcançar a transformação para uma sociedade mais sustentável, circular e resiliente. Aguardo ansiosamente por ver todos os participantes, contribuidores e visionários em Lisboa”.

Anualmente, durante esta conferência, são entregues os Procura+ Awards, tendo a cidade de Lisboa ficado entre os vencedores da edição anterior, pelo projeto Procurement Planning Platform (PPP). Também a cidade do Porto participou através do projeto 100% Certified Renewable Energy Supply.

Poderá obter mais informações e registar-se através do website do evento.