De forma a reforçar a sua aposta na sustentabilidade e em atingir a meta de net zero até 2030, os Correios de Portugal confiaram a otimização de mais de 500.000 metros quadrados de infraestruturas, entre cerca de 900 instalações, à Nextbitt, uma empresa portuguesa, líder no mercado em gestão de ativos físicos e sustentabilidade.

Ana Catarina Dias, diretora de Recursos Físicos e Segurança dos CTT, explica em comunicado que “com a Nextbitt, temos mais de 1.000 utilizadores e aproximadamente 100 fornecedores ligados. A equipa da Direção de Ativos Físicos gera mais de 10.000 pedidos por ano em mais de 800 instalações em todo o país, só em manutenção corretiva, e está em curso a implementação da manutenção preventiva, nas suas diversas vertentes, o que representa mais 2.000 intervenções”.

De acordo com a responsável, “a implementação da Nextbitt permitiu gerir e controlar, numa única aplicação, a manutenção corretiva e a manutenção preventiva com interação direta da equipa de Recursos Físicos com os clientes internos e com os nossos fornecedores. Agora, temos uma visibilidade de A a Z dos pedidos, desde a sua origem até à sua conclusão, com o controlo dos custos e dos prazos de execução associados, um aspeto fundamental para uma empresa desta dimensão”.

O comunicado explica que os mais de 1.000 utilizadores da plataforma, por todo o país, passaram a poder fazer os pedidos de reabilitação, pinturas, alterações de layout e limpeza adicional, e acompanhar a sua execução, ao longo de todo o processo, e espera-se que até ao final do ano a plataforma gira mais de 10.000 pedidos em manutenção corretiva. Esta gestão centralizada permite à equipa de Facility Management ganhos de eficiência, através de um melhor planeamento e organização dos diferentes processos.

No entanto, houve ainda uma evolução ao nível da gestão de custos, e devido a os prestadores de serviço registarem toda a sua atividade diretamente na plataforma, seja através do portal ou de uma APP de telemóvel, também simplificaram a operação da equipa dos CTT, que passou a centrar a sua atividade na validação e análise de dados. Assim, a carga induzida pelo tratamento de e-mails e registo de informação foi substancialmente reduzida.

Por parte da Nextbitt, Miguel Salgueiro, founder & partner da Nextbitt, “a integração da nossa plataforma numa operação tão complexa como a dos CTT representou um desafio para a Nextbitt. Como tal, vemos os resultados com uma enorme satisfação. Porém, este é apenas o primeiro passo. Já a pensar no futuro, em conjunto com os CTT, estamos a realizar um piloto de sensorização do edifício sede, o qual pretende monitorizar e auditar em tempo real a energia, a água, a qualidade do ar, a temperatura, a humidade, entre outros temas, e com isso contribuir para a melhoria dos indicadores de eficiência energética e de sustentabilidade. O nosso objetivo é ser um parceiro dos CTT na integração de práticas sustentáveis em todos os níveis e processos da organização”.

Os CTT apontam ainda em comunicado que escolheram a Nextbitt por “ser uma solução com forte reconhecimento no mercado, com flexibilidade e possibilidade de integração com outros sistemas, nomeadamente com o sistema de gestão (SAP) ou sistemas de gestão de edifícios (GTC), bem como com capacidade de escalar e responder aos desafios de complexidade apresentados pela empresa”.