A Nestlé, um dos gigantes de produtos de grande consumo, associou-se à Maersk, à CMA CGM e à Hapag-Lloyd para transferir o equivalente a metade das suas necessidades globais de transporte marítimo para combustíveis alternativos, com efeito imediato.

Ao mudar para navios de carga que utilizam combustíveis produzidos a partir de resíduos, como o óleo alimentar usado, a empresa pretende reduzir as suas emissões anuais de gases com efeito de estufa provenientes do transporte marítimo em cerca de 200.000 toneladas métricas de CO₂.

“Atingir a meta de zero emissões líquidas exige a alteração de muitos aspetos da forma como adquirimos, fabricamos e distribuímos os nossos produtos”, afirmou Stephanie Hart, vice-presidente executiva e diretora de operações da Nestlé. “Os acordos que assinámos com os nossos parceiros de transporte ajudar-nos-ão a reduzir as emissões e a reduzir imediatamente a nossa pegada de carbono. Sabemos que esta é uma solução provisória e continuamos a incentivar o desenvolvimento de soluções de descarbonização a longo prazo no transporte marítimo e na distribuição.”