Os novos modelos Linde T16P – T20 P, com uma capacidade de carga de 1,6 e 2,0 toneladas, respetivamente, e uma largura de 720 milímetros, foram concebidos para serem utilizados em várias aplicações e são apropriados para operar em espaços restritos.

Os equipamentos atingem velocidades até 8.5 km/hora, e têm uma capacidade de subida até 20%. Em comunicado, a empresa afirma que as “novas características de conforto e segurança permitem o transporte rápido e eficiente de mercadorias em distâncias curtas e médias, bem como operações de carga e descarga”.

Relativamente à segurança, as proteções laterais do veículo são mais robustas e almofadadas, e a cabeça do timão, concebida pela Linde, tem um ângulo de ativação de 65 graus, o que é conveniente para condutores com estrutura mais baixa. A plataforma de apoio foi também aumentada para permitir um fácil acesso ao condutor. O equipamento tem ainda uma proteção de carga que a impede de deslizar em direção ao operador.

Os porta-paletes têm disponível uma opção de baterias de chumbo-ácido ou de baterias de iões de lítio, e a gestão de frota e a conectividade “asseguram um funcionamento produtivo e um serviço eficaz”.

“Os espaços confinados representam um desafio particular quando se trata de carregar e descarregar camiões, bem como em áreas adjacentes de distribuição de mercadorias”, refere Peter Klug, product manager de Tecnologia de Armazém da Linde MH. Acrescenta ainda que “quando os condutores operam entre paletes muito dispersas na área de carregamento de camiões ou ao longo de percursos pouco claros em zonas de movimentação de cargas, precisam de ter o seu equipamento 100% sob controlo. Por isso, valorizam veículos compactos e ergonómicos que lhes permitam trabalhar com segurança e rapidez”.