A DB Schenker, para este ano, prevê aumentos de 40-50% no volume de encomendas de e-commerce geridas pela empresa em momentos-chave do comércio, como o Single’s day e a Black Friday. Para responder à procura dos seus serviços nesta época de pico, a empresa enfrenta o desafio de racionalizar processos com a automatização dos seus armazéns.

Com a chegada de um dos momentos comerciais mais importantes do ano nos países ocidentais, a Black Friday, a DB Schenker está a antecipar as expectativas e os desafios do crescente mercado de vendas online para responder à distribuição das vendas dos seus clientes a nível global. Com aumentos de 40-50% esperados nos envios comparativamente aos outros meses do ano, a empresa está a responder ao desafio através da implementação de tecnologias inovadoras, como a automatização de armazéns, enquanto promove práticas de economia circular junto dos seus clientes, alinhadas com o seu compromisso com o ambiente.

Para gerir com sucesso este aumento de 40-50% nas vendas, a DB Schenker investiu na automatização dos seus armazéns. A empresa implementou sistemas avançados que permitem um tratamento eficiente e rápido das encomendas. Estes sistemas não só simplificam o processamento de grandes volumes de produtos, como também asseguram a entrega atempada durante períodos de grande procura, como a Black Friday.

Em particular, num dos seus armazéns na Suécia, a DB Schenker instalou o AutoStore, um sistema avançado de automatização de armazenamento e recuperação para otimizar as operações da MQ Marqet, um retalhista de moda de luxo na Suécia.

A operar a partir de Gotemburgo, o sistema AutoStore da DB Schenker é uma solução integral para o tratamento eficiente dos processos de encomendas e devoluções em linha. Esta instalação de última geração caracteriza-se pela utilização de robots de armazém automatizados que gerem e recuperam contentores de forma eficiente, apoiados por um software inteligente integrado no sistema de gestão de armazéns da empresa. Além disso, as instalações incluem uma unidade de triagem e uma secção especializada para o manuseamento de vestuário, reforçando as operações de e-commerce e de reposição de lojas da MQ Marqet.

Andre Lehnen, global business development manager de ecommerce de DB Schenker, explica que “à medida que nos tornamos uma organização baseada em produtos, a inovação constante é imperativa, o que se traduz, por exemplo, em armazéns de ecommerce altamente automatizados com robots, mas também em soluções de cadeia de abastecimento digitais e baseadas em dados para responder às exigências dos nossos clientes e às tendências do mercado.”

Para além da capacidade da empresa para gerir o pico de procura gerado pela Black Friday e pelo Single’s Day, a DB Schenker também integra soluções de economia circular, que facilitam as devoluções de produtos e incentivam a renovação e a revenda entre os seus clientes.

“Dado o aumento dos custos e os constrangimentos de produção que estamos a viver atualmente, é ainda mais importante encontrar formas de reutilizar produtos. Atualmente, verificamos que os clientes estão cada vez mais dispostos a comprar produtos em segunda mão”, comenta Andre Lehnen.