A DHL Express Portugal acrescentou 44 veículos elétricos à sua frota operacional, permitindo reduzir as emissões de dióxido de carbono equivalente superior a 500 toneladas por ano. A empresa está empenhada em converter totalmente 60% da frota de last mile até 2030.

Em causa estão as novas Ford eTransit Van, que têm uma capacidade de 12 metros cúbicos, 540 kg de carga útil e uma autonomia anunciada superior a 250 km. Os veículos vão operar nos terminais DHL Express do Porto, Viseu, Covilhã, Leiria, Lisboa, Loulé, Funchal e Ponta Delgada.

Para esta conversão, a obra de expansão do terminal de carga aérea da empresa no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, está preparada com postos de carregamento de viaturas elétricas. Estão disponíveis numa primeira fase, cerca de 100 cais de carga preparados com carregadores elétricos. Os restantes centros operacionais também foram adaptados.

“Para atingir o objetivo de zero emissões líquidas até 2050, estamos comprometidos em fazer investimentos muito significativos, implementando as medidas necessárias para tornar as nossas operações limpas. A transição da nossa frota para veículos elétricos é um dos passos que estamos a dar para atingir as metas que queremos alcançar”, refere José António Reis, CEO da DHL Express Portugal.

O grupo está a investir 7 mil milhões de euros até 2030 com o objetivo de descarbonizar as suas operações, através de medidas na frota operacional, com a sua eletrificação; na frota aérea, com o aumento do uso de combustível de aviação sustentável, investimento na tecnologia de aeronaves com maior eficiência de combustível, e receção de 12 aviões elétricos; e a nível do edificado, com a projeção de infraestruturas neutras em carbono.