A SIVA|PHS – Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A., é uma empresa de importação de automóveis, que comercializa veículos do Grupo Volkswagen em Portugal. Desde 2019 que pertence à PHS (Porsche Holding Salzburg), a maior empresa de distribuição automóvel da Europa, e subsidiária a 100% do Grupo Volkswagen. Para este ano, a SIVA|PHS prevê atingir um volume de vendas na ordem das 30 mil viaturas, um crescimento significativo face às 24 mil registadas em 2022.

Fundada em 1987, a SIVA|PHS veio a alargar o seu portefólio ao longo dos anos, e hoje comercializa veículos das marcas Volkswagen Automóveis, Volkswagen Comerciais, Audi, SEAT, Škoda, Bentley, Lamborghini, Cupra e SEAT MÓ. Apesar de constar no nome da empresa, a Porsche ainda não é uma das marcas importadas, pois mantém um contrato de exclusividade ibérico. As outras marcas de luxo, Bentley e Lamborghini, seguem diretamente para as suas instalações dedicadas a estas marcas, na zona da Grande Lisboa.

O espaço da Azambuja é composto pelo edifício principal, o armazém de peças, um centro de formação, um centro técnico, uma oficina e a área de preparação. “A preparação das viaturas para entrega à rede de concessionários é assegurada pela SIVA|PHS, incluindo toda a operação logística, nomeadamente a distribuição nacional”, começa por explicar Paulo Filipe, diretor de logística da empresa. As viaturas chegam à SIVA|PHS vindas das fábricas do Grupo Volkswagen, envolvendo modelos Škoda, Audi, Volkswagen (comerciais e ligeiros), SEAT e Cupra. “Todas essas fábricas têm os seus meios de transporte. Pela via ferroviária recebemos os modelos da SEAT e Cupra, pela rodovia recebemos viaturas da Península Ibérica, produzidas em Espanha e na Autoeuropa, e as restantes, oriundas da Europa central, chegam por via marítima”.

As viaturas que chegam por via marítima e ferroviária ao Porto de Setúbal são verificadas pelos parceiros locais e o parceiro logístico. A Rodocargo, processa todos os transportes desde aí até à Azambuja. “Estamos a falar de um movimento muito significativo”, afirma Paulo Filipe, envolvendo cerca de 30 mil viaturas por ano em processos de inbound. “Cada camião traz cerca de oito viaturas, portanto facilmente podemos calcular a quantidade de camiões necessária para transportar esse volume”.

18 hectares destinado ao parqueamento

Em termos logísticos, o parqueamento da SIVA|PHS tem capacidade para 8.000 viaturas, num total de 18 hectares, que separa os veículos por diferentes tipologias por oito plataformas, abrangendo todos os processos desde a chegada do veículo, verificação, manutenção e preparação antes da saída para os concessionários. No sentido de otimizar a localização e a respetiva movimentação dos veículos, e assim tornar toda a operação mais sustentável, a empresa investiu num software de picking para os seus veículos, o LogiPic. Este software também veio desmaterializar os processos, e assim foi possível eliminar 150 000 folhas de papel por ano.

“A fábrica ainda utiliza uma folha de identificação do número de chassi fixada no para-brisas, trata-se de um código de barras que nós digitalizamos através da câmara do smartphone. A leitura e registo da viatura permite acompanhar e monitorizar todos os processos inerentes à manutenção e ao controlo de qualidade através de todos os sistemas de gestão logística, mas também transmite para o sistema de faturação e gestão de encomendas toda a informação relevante para consulta dos concessionários”, explica Paulo Filipe.

A entrega ao cliente é a prioridade

Neste momento, deu-se uma estabilização do mercado no que toca à disponibilidade do produto. “Estamos a fazer entregas muito acima daquilo que estava previsto. Ascenderam a 3 mil viaturas por mês. O desafio neste momento é entregar a viatura rapidamente ao cliente, que na maioria dos casos já está à espera há algum tempo”, revela Paulo Filipe.

O processo logístico prevê que em dois a três dias se consegue descarregar, conferir e transportar perto de 500 viaturas de um navio até às instalações da Azambuja, a 70 quilómetros do Porto de Setúbal. Porém, o diretor de logística conta que no primeiro semestre o processo estava mais demorado, em virtude da elevada carteira de encomendas. “Neste momento estamos praticamente a cumprir o KPI de entrega de dois dias uteis, após a conclusão do PDI até a viatura chegar ao concessionário”, revela.

Os processos de transformação, atualização e reparação dos veículos, tanto à chegada como no pós-venda, são feitos na SIVA TEC, um espaço de oficina que se encontra nas instalações da Azambuja. Em termos de materiais, o diretor explica que a SIVA|PHS recebe kits de transformação dos seus fornecedores e parceiros, para que depois sejam finalizados na SIVA TEC.

“Temos de preparar de acordo com os standards da marca. A qualidade, para nós, é o mais importante. A viatura não sai da SIVA TEC enquanto não passar o controlo de qualidade e esse é um dos ‘standards’ que nós seguimos rigorosamente”, afirma o responsável.

Transporte mais sustentável

Um dos objetivos da empresa é tornar a ligação desde o Porto de Setúbal até à SIVA|PHS, na Azambuja, mais amiga do ambiente. Para o efeito já fizeram alguns contactos para a reativação da linha ferroviária que existia na antiga fábrica da Opel. “Essa linha foi desativada, e nós reconhecemos existir um potencial muito significativo, neste caso, em receber viaturas oriundas das várias fábricas do grupo. Além da redução de custos, iria também contribuir para a redução da pegada de carbono, que é um dos objetivos do grupo”.

O Grupo Volkswagen já conta com uma linha ferroviária instalada entre Martorell, Autoeuropa e a Sapec, e o responsável considera que a reativação desta linha de comboio possa acrescentar novos ganhos em termos de sustentabilidade. “Essa linha iria contribuir para um melhor fluxo de mercadorias, neste caso automóveis, e podia ser utilizado por outros players de mercado, sobretudo, permitia a reativação da linha ferroviária aqui da Azambuja”, destaca o responsável, reforçando que também outras empresas locais já manifestaram interesse nessa mesma linha.

Em parceria com a Volkswagen Logistics, a ligação permite transportar até 200 viaturas por viagem. “A SIVA|PHS recebe viaturas Audi, SEAT e Cupra de Martorell para Portugal. O T-Roc da Autoeuropa é transportado para Martorell, nomeadamente para o Porto de Barcelona, através desta linha que foi implementada para o efeito. Sublinho que esta medida veio retirar 15 mil camiões por ano que se traduz numa poupança de 1.000 toneladas de CO2”, explica o responsável, comparando às emissões que seriam necessárias para fazer o mesmo transporte pela via rodoviária.

Sustentabilidade

Sendo um setor com grande impacto ambiental, Paulo Filipe revela que grande parte das preocupações da empresa recaem precisamente sobre esta temática, e as formas de minimizar este impacto negativo. O objetivo a médio prazo da SIVA|PHS é atingir uma redução de 30% das suas emissões até 2030 e serem neutros em carbono até 2050.

De forma a alcançar esses valores de descarbonização, uma das metas do grupo era, até ao final do ano, alcançar 20% da frota ser BEV (Battery Electric Vehicle) e em julho a SIVA|PHS já contava com 27%, superando a meta em quase 1/3. “A nossa frota de veículos de demonstração consiste em 150 viaturas”, revela, “faz uma diferença significativa a redução da pegada carbónica quando comparado com o consumo de combustível das viaturas de combustão interna, e os consumos de energia elétrica. Em setembro já alcançámos uma quota de 43,2% de viaturas com tecnologia BEV e PHEV da frota SIVA|PHS.

Entre outras medidas que executaram foi a utilização de LED em todos as instalações, o que os ajudou a alcançar o objetivo de redução de 20% do consumo energético sugerido pela Porsche Holding Salzburg para todos os importadores e todas as empresas de retalho do grupo. “Atingimos esses 20%, tendo ainda em conta que na SIVA TEC sentimos um aumento de consumo energético devido ao aumento da eletrificação da frota e das viaturas que estamos a vender”, explica, resultado do carregamento das viaturas elétricas.

Nota: Artigo publicado na revista SCMedia News #45 e adaptado para a versão online. Poderá aceder à versão original, com maior detalhe, AQUI.