A ocupar um cantinho da Europa, a Península Ibérica apresenta-se como um ponto estratégico para o continente europeu, com uma entrada marítima privilegiada, e com toda a sua história de vários séculos associada a esta via. Antes transportando vinho, seda ou especiarias, e hoje um pouco de tudo, é através deste cantinho que os desafios logísticos começam, e apesar de serem mercados muito diferentes, as dores e os desafios logísticos são em tudo semelhantes.
No dia 24 de novembro, as fronteiras entre Portugal e Espanha abrem-se. Numa parceria entre a Supply Chain Magazine e a Arvato Systems, a SCM Conference expande-se para o país vizinho, tendo como palco o Espaço Bertelsmann, em Madrid, pronto para debater o tema “Disrupção e Tecnologia – Transformações na Cadeia de Abastecimento”, um momento de partilha com, e para, profissionais de supply chain, e que, pela primeira vez, será a nível ibérico.
A SCM Conference Ibéria vem, desta forma, responder às necessidades das indústrias portuguesas e espanholas, e criar não apenas um momento de partilha entre os profissionais, através de experiências e diferentes formas de atuação na cadeia de abastecimento, como também de networking entre os elos interessados, seja ao nível de soluções ou de parcerias para o mercado vizinho.
Ao longo de uma manhã, entre as 9h15 e as 14h30, a SCM Conference Ibéria irá contar com a partilha de vários profissionais. Luis Solis, Director & Professor of Operations Management Strategy and Supply Chain Management será o primeiro orador do dia, sob o mote “A reinvenção das cadeias de abastecimento”. Em eventos anteriores, o professor universitário já havia analisado a questão da evolução e do futuro das supply chains, no entanto, desde 2020 que as suas volatilidades e previsibilidades se tornam cada vez mais a curto prazo, e o “agora” já começa a ser tarde para agir.
De seguida, Manuel Rodríguez Méndez, Socio Director da CMG Consultores, traz a palco o tema “Demand Driven para Transformar”, olhando para os pedidos reais como forma de substituir os modelos preditivos, não gerando desperdícios nem stock parado.
E como as empresas são feitas de pessoas, Victor del Pino Migallon, Director Nacional da Gesgrup Outsourcing, traz o seu olhar enquanto profissional da área dos recursos humanos, uma questão que está a afetar muitas empresas ao nível da atração e retenção de talento.
A primeira mesa-redonda terá o tema da conferência: “Transformações na cadeia de abastecimento”, e contará com Anabela Pinto, Supply Chain Director da Bondalti, Pedro Chainho, Head of Supply Chain da Worten Iberia, Manuel Rubio, Chief Operating Officer da Chef Sam, e Ricardo Pomar, Iberian Supply Chain Director da Toys “R”Us. Sob a moderação de Ramón García, diretor-geral do Centro Español de Logística (CEL), os responsáveis irão olhar para as suas cadeias de abastecimento, partilhar as suas dificuldades, demonstrar o que estão a fazer para as superar e debater o estado do setor da logística.
Após um intervalo para networking, Renan Guedes, CEO and Founding Partner da Exed Consulting, traz a palco um tema mais tecnológico, com “Soluções digitais para supply chain e cases de sucesso ao redor do mundo!”. Durante a sua intervenção, o CEO irá partilhar casos de sucesso globais que poderão ser replicáveis noutras empresas, do mesmo ramo ou não, ou até mesmo de servir de inspiração para possíveis melhorias nas suas supply chains.
Seguidamente, Marco Castanheira, Iberia Logistics Manager da PPG Industries, pinta-nos um cenário diferente, abordando o tema “Cadeia de abastecimento das tintas no contexto ibérico: escolhas estratégicas e tecnológicas para não borrar a pintura”, e olha para os desafios ibéricos da sua supply chain e da sua estratégia de transformação.
Sergio Prados, Business Development Manager Mid Market and Alliances da Cegid Ekon, é o próximo a subir a palco, com uma visão mais tecnológica e digital enquanto forma de transformação das supply chains e de resposta às necessidades atuais. Sob o mote “El ERP como Catalizador de la Eficiencia en la Gestión de la Cadena de Suministro”, durante a sua apresentação, o responsável da Cegid Ekon irá apresentar um caso de sucesso com a Envac.
Mantendo o tema da tecnologia, mas agora ao nível dos dados, Juan Ramos, Business Development Manager da TW Logistics, traz a palco o tema “Picking perfecto: replenishment basado en analítica avanzada”, e destaca a importância da análise de dados como forma de otimização da logística das empresas.
Um tema que não poderia faltar, e que está muito presente nas agendas das empresas, é a tecnologia 4.0. Jannis Klose, Senior Consultant Analytics da Arvato Systems, irá abordar a questão da “Automatización & Inteligencia Artificial en la Cadena de Suministro”, e de que forma este tipo de soluções, que se tornam realidades cada vez mais comuns, permitirão às empresas potencializar e fortalecer as suas cadeias de abastecimento.
A fechar o dia, e tal como ocorreu durante a primeira mesa-redonda, também a segunda irá abordar o tema “Transformações na cadeia de abastecimento”, porém, apesar de partilharem o mesmo tema, por constarem empresas de diferentes áreas, esta terá um ponto de vista diferente do anterior. Contando com Dália Moreira, Head of Supply Chain da Sogrape, José Miranda, Líder da Supply Chain and Delivery da Leroy Merlin, Raul Sanchez, Warehouse and Logistics Manager da Sika España, Ana Ferreira, Sales and Customer Service Director Iberia da IPP Pooling, e Bruno Silva, Managing director da Medway, também estes profissionais irão falar sobre as suas supply chains, os desafios atuais e soluções que estão a desenvolver para os contornar.
Poderá obter mais informações relativamente ao evento através do site do evento, desde condições de inscrição, oradores e programa. Basta aceder AQUI para não perder a oportunidade de estar presente na primeira edição deste evento ibérico, e conhecer novas realidades, diferentes soluções ou formas de atuação, e claro, de estabelecer parcerias para o seu negócio.
Nota: Notícia atualizada a 13 de novembro pelas 15:18 com novos temas de apresentações.