Uma equipa de procurement tem impacto direto na rentabilidade da empresa! Impacto positivo ou negativo. Sabe qual o impacto da sua equipa de compras?

Qual o valor das compras anuais na sua empresa? Qual o valor que foram para atividades de suporte e para atividades primárias?

Um dos cálculos mais importante nas compras é o dos “savings”, quanto é que se conseguiu poupar numa determinada compra. Mas para se efetuar este cálculo, consideramos que valor? O valor das várias propostas atuais e efetuamos a diferença entre o valor mais baixo e o adjudicado? O da última compra e o adjudicado? Qual o período de tempo a considerar? É um contrato anual de abastecimento ou é para um projeto em concreto?

Temos que ter fórmulas de cálculo e controle, diferentes, consoante a natureza do seu negócio. Por exemplo, no setor da construção é o “preço seco” que serve como base de cálculo de savings em algumas empresas. O preço seco é o utilizado nos orçamentos, foi o valor que serviu de base para vender ao cliente e calcular a margem. Será que o orçamento foi bem elaborado? As equipas de procurement não podem ser avaliadas por este indicador, ele é importante para que as equipas de orçamentação sejam avaliadas e para se contratualizar com o cliente tendo em conta oscilações de preços de mercado. Os savings têm de ser calculados com base nas atuais cotações de mercado, se o orçamento está desatualizado esse tem que ser um indicador de negócio, mas não para avaliar o desempenho da equipa das compras. Temos necessidade de ter softwares que nos apoiem nestes indicadores, que possam ser adaptados consoante a realidade do negócio e envolver as equipas a defini-lo.

Quem controla as negociações? Quantas equipas têm acesso aos valores que estão a ser negociados? Até breve.

Célia Pedro | Consultant, Teacher, Supply Chain, Innovation and Operations Management (Energy, Circular Economy, Construction, Retail: Food and Non Food, Packaging)