A Siemens Portugal, através do seu centro de competências, desenvolve soluções de movimentação de carga para terminais portuários e complexos industriais, o Crane Engineering Hub, tendo já ultrapassado a marca de 100 projetos portuários em 13 países da zona EMEA.

A nível nacional, conta com intervenções nos portos de Sines, Setúbal, Lisboa, Leixões, Aveiro, Figueira da Foz e Viana do Castelo, estando atualmente a participar no projeto de modernização do Terminal de Contentores de Leixões da Yilport e no Terminal Marítimo do Sado, também para a Yilport.

No caso de Leixões, o projeto inclui cinco gruas (três do tipo Rail Mounted Gantry (RMG) e duas Ship-to-Shore (STS), sendo que no final da intervenção, estas gruas estarão equipadas com sistemas de automação e supervisão que melhoram a segurança e desempenho das máquinas, e contarão com os mais recentes sistemas de acionamento, automação e supervisão da Siemens.

No caso do Terminal Marítimo do Sado, o Cranes Engineering Hub irá modernizar uma grua do tipo STS.

Para além dos projetos nacionais, a divisão portuguesa da multinacional tem ainda projetos ativos nos portos de Taranto (Itália), Salalah (Omã) e Bahrain.