Nos últimos anos, tem-se verificado uma tendência crescente para a utilização de materiais de embalagem sustentáveis e de fontes responsáveis na indústria alimentar. Os materiais de embalagem sustentáveis são aqueles que são feitos a partir de recursos renováveis. Para além do material utilizado nas embalagens ser natural, é importante assegurar que este provém de fontes responsáveis para ter um impacto mínimo no ambiente.

 

Embora a utilização de materiais de embalagem sustentáveis seja certamente um desenvolvimento positivo, é importante assegurar que a utilização de tais materiais não compromete a segurança alimentar e que provém de origens responsáveis. Esta preocupação pode ser demonstrada através da certificação de normas de segurança alimentar, complementada com normas de cadeia de custódia para os produtos de embalagens de base florestal que assegura a rastreabilidade desde a origem do material.

Relativamente à segurança alimentar, um dos principais desafios na utilização de materiais de embalagem sustentáveis é garantir que os materiais são adequados para a intenção de uso pretendida. Por exemplo, alguns materiais que são biodegradáveis podem não ser adequados para embalar certos tipos de alimentos, uma vez que podem não proporcionar uma proteção adequada contra a contaminação. Do mesmo modo, alguns materiais podem interagir com certos tipos de alimentos, provocando uma alteração do sabor ou da textura dos mesmos.

Outro desafio na utilização de materiais de embalagem sustentáveis é garantir que os materiais estão isentos de substâncias nocivas. Por exemplo, alguns tipos de materiais de embalagem biodegradáveis podem conter substâncias químicas que podem migrar para os alimentos e causar problemas de saúde. Por conseguinte, é importante garantir que todos os materiais de embalagem sustentáveis utilizados na indústria alimentar são cuidadosamente testados quanto à sua segurança.

Apesar destes desafios, existem muitos materiais de embalagem sustentáveis que são adequados para utilização na indústria alimentar. Um exemplo são as embalagens feitas de materiais à base de plantas, como o amido de milho ou a cana-de-açúcar. Estes materiais são biodegradáveis e podem ser compostos, o que os torna uma alternativa mais amiga do ambiente às embalagens de plástico tradicionais.

Outro exemplo são as embalagens feitas de materiais reciclados. Os materiais reciclados, como o papel e o cartão, podem ser utilizados para fabricar embalagens que sejam simultaneamente sustentáveis e eficazes na proteção dos alimentos contra a contaminação.

Para garantir que os materiais de embalagem sustentáveis são utilizados de forma segura na indústria alimentar, é importante que os produtores de alimentos trabalhem em estreita colaboração com os fornecedores de embalagens e as agências reguladoras. Ao respeitá-lo, é possível desenvolver soluções simultaneamente sustentáveis e seguras para utilização com alimentos.

Regulamentos relativos aos materiais em contacto com os alimentos definem que estes são materiais que entram em contacto com os alimentos durante o processamento, armazenamento ou transporte. Regulamentos como o esquema de Notificação de Contacto com os Alimentos (FCN) da FDA nos EUA e o Regulamento (CE) da União Europeia n.º 1935/2004, especificam os requisitos para os FCM para garantir que não migram substâncias nocivas para os alimentos. Os regulamentos exigem que os produtores efetuem avaliações de segurança e forneçam informações sobre os materiais utilizados na embalagem, incluindo aditivos, revestimentos e tintas de impressão.

Como forma de assegurar que os materiais usados nas embalagens são provenientes de fontes responsáveis, que não colocam em causa valores naturais, demonstrando o apoio a práticas social e ambientalmente apropriadas, os fornecedores de embalagens podem optar pela certificação da Cadeia de Custódia, que se aplica a empresas que incluam nos seus processos de produção papel, cartão e/ou madeira certificados FSC® ou PEFC. O uso destes, pelas empresas, pode ajudá-las no percurso rumo à sustentabilidade a vários níveis, demonstrando que usa materiais mais ecológicos (e melhorar a imagem perante o consumidor), mas demonstrando igualmente a preocupação com a manutenção das florestas, biodiversidade e comunidades locais.

Dejan Bogosavljević| Business Development Manager, Kiwa Sativa

A Kiwa Sativa (FSC® N001895, PEFC/16-44-917) representa o Programa de Certificação 
do FSC da Soil Association na Região Mediterrânica. Para a certificação de cadeia de 
custódia PEFC, também trabalha em parceria com a Soil Association, cujo sistema é 
acreditado pelo United Kingdom Accreditation Service (UKAS).