A Comissão Europeia introduziu um processo flexível de aquisição de material de IT para o utilizador final, ajudando os profissionais de compras na era digital, permitindo uma maior eficiência, rentabilidade e inovação ao processo de procurement, avança o Procurement Mag. Ao utilizar esta ferramenta pretende-se acelerar a aquisição de soluções de IT, garantindo o cumprimento das normas regulamentares.

Para o processo, a Comissão Europeia criou um Dynamic Purchasing System (DPS) que permite a adesão de fornecedores qualificados em qualquer altura do processo. Isto irá aumentar a concorrência saudável, estimular uma participação mais alargada de fornecedores, bem como permitir o acesso contínuo a uma gama diversificada de produtos e serviços de IT.

Além disto, o novo processo de contratação oferece uma estrutura de lotes flexível, permitindo uma melhor adaptação à evolução das necessidades de IT. Com esta aposta, os profissionais de compras podem adaptar os lotes de acordo com requisitos específicos. Assim, as organizações podem melhorar a eficiência das aquisições, otimizar as despesas e alinharem-se com os seus objetivos estratégicos.

A Comissão Europeia incentiva também a inclusão de parcerias de inovação no processo de contratação, uma vez que permite aos profissionais colaborarem estreitamente com os seus fornecedores, visando desenvolver e implementar soluções de IT que satisfaçam necessidades específicas.

Para a criação do processo, foram reunidos esforços para simplificar e racionalizar os requisitos em matéria de documentação, reduzindo encargos administrativos e facilitando os processos de adjudicação. Desta forma, os profissionais podem estar mais concentrados em tarefas de valor acrescentado, como a avaliação de fornecedores, negociação de condições favoráveis e a promoção de parcerias estratégicas.