A Volvo Trucks assinou uma carta de intenções para vender 1.000 camiões elétricos até 2030 à Holcim, um dos maiores fornecedores mundiais de soluções de construção. O negócio é a maior encomenda comercial até à data para camiões elétricos Volvo e os primeiros 130 camiões serão entregues entre 2023 e 2024.

 

A Holcim é um fabricante global de soluções de construção, com sede na Suíça. O acordo agora assinado revela a intenção da empresa de passar a ter, até 2030, 1000 camiões elétricos nas suas operações na Europa.

Os primeiros 130 camiões pesados elétricos Volvo FH e Volvo FM serão entregues em mercados como França, Alemanha, Suíça e Reino Unido durante o quarto trimestre de 2023 e ao longo de 2024.

“A colaboração a longo prazo e um forte empenho em fazer realmente a diferença são essenciais para tornar a redução das emissões de CO₂ uma realidade. Estou muito orgulhoso da parceria que desenvolvemos com a Holcim e dos resultados que estamos a alcançar em conjunto,” afirma Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Volvo Group.

“A transição para as zero emissões requer uma colaboração profunda em todas as cadeias de valor. Estamos entusiasmados com a parceria com a Volvo para descarbonizar a logística das nossas operações europeias com frotas elétricas, fazendo avançar o nosso objectivo de atingir 30% de camiões pesados com emissões zero até 2030”, afirma Jan Jenisch, Presidente e CEO da Holcim.

Ao substituir 1.000 camiões a diesel Volvo FH existentes por camiões Volvo FH Electric que utilizam eletricidade verde numa rota típica, podem ser poupadas até 50.000 toneladas de CO₂ por ano.

Ambas as empresas são membros fundadores da First Movers Coalition (FMC).