O anúncio da Panattoni feito em abril de 2022 prepara-se agora para avançar, com a obtenção da licença de construção do Panattoni Park Porto. Trata-se de um investimento de mais de 50 milhões de euros num terreno de 150.000 metros quadrados, no Campo Valongo (Porto), a estar pronto até maio de 2024.

No espaço serão construídos dois edifícios, um com 47.000 e outro com 27.000 metros quadrados, e ainda módulos mais pequenos de 12.500 m2. Os edifícios terão até 150 cais de carga, e pé direito mínimo de 11,50 metros, aspersores e sobrecarga de contrapiso estimada em 6t/m2, bem como uma possível área de escritórios com até 2.500 m2. A empresa avança que as infraestruturas, pelas suas propriedades flexíveis, poderão acomodar atividades de logística customizada ou cross-docking.

Para além das infraestruturas, a empresa destaca ainda a localização do parque, pelo seu acesso direto à A41, e por estar a apenas dois quilómetros da A4, tendo assim ligação direta ao centro do Porto, que fica a 25 minutos. A Panattoni aponta que através do Panattoni Park Porto, os seus inquilinos poderão contar com uma localização estratégica para todo o tipo de empresas que necessitem de estar próximas à cidade, com boas ligações e serviços de last mile.

Gustavo Cardozo, diretor-geral da Panattoni para Espanha e Portugal, comenta que “estamos muito felizes por já podermos iniciar a construção do nosso primeiro projeto em Portugal. O mercado português encontra-se num momento-chave para investir no nosso setor devido à escassez de armazéns logísticos e industriais modernos, e através da Panattoni Iberia continuaremos com a nossa clara aposta neste mercado no nosso crescimento na Península Ibérica”.

O projeto contará com a certificação BREEAM ‘Very Good’, cumprindo padrões elevados de sustentabilidade, bem como uma central fotovoltaica, instalação de iluminação LED de baixo consumo e carregadores elétricos para fornecer energia verde aos veículos elétricos de última milha.