A Geodis assinou um contrato de despacho aduaneiro com a Arkema, que estabelece que a Geodis fornecerá os serviços aduaneiros de importação e exportação em 15 países europeus.

A Arkema é uma empresa estruturada em três segmentos dedicados a Materiais Especiais: Soluções Adesivas, Materiais Avançados e Soluções de Revestimento, que representaram aproximadamente 91% das vendas do Grupo em 2022. Com essa estrutura, a empresa procura criar sinergias internas e impulsionar a inovação.

A solução digital de despacho aduaneiro apresentada pela Geodis, por meio do portal web IRIS, permitirá aprimorar a conformidade comercial e a segurança da cadeia de abastecimento da Arkema. Ao realizar esta parceria a empresa centralizou a gestão das suas operações aduaneiras em toda a Europa.

Para além disso, a solução da Geodis oferece um processamento rápido e seguro de despacho aduaneiro para os embarques internacionais da Arkema, e através da plataforma digital IRIS, a GEODIS fornecerá visibilidade 360° e o controlo dos fluxos aduaneiros. Além disso, a empresa planeia integrar a troca eletrónica de dados (EDI) no sistema de gestão de transporte da Arkema, reforçando as ferramentas de rastreio em tempo real já existentes.

Jérôme Chadeau, Senior vice-president Vertical Market Industrial da Geodis, destacou que “a centralização das práticas de despacho aduaneiro do nosso cliente na Europa contribuirá para melhorar a conformidade regulatória e a eficiência operacional em todos os países onde estão localizadas as subsidiárias, unidades de negócios e locais de produção da Arkema. Esse modelo permite um melhor controlo das atividades aduaneiras em toda a Europa, gestão simplificada e flexível das operações aduaneiras e uma maior capacidade de monitorizar a conformidade e a eficiência das operações aduaneiras”.

Já Jean-Marc Viallatte, vice-presidente de Supply Chain Group da Arkema, ressaltou as vantagens desta abordagem corporativa: “Isto oferece-nos uma capacidade excepcional de atender os nossos clientes num mercado atrativo e diversificado em crescimento. Aproveitamos e continuamos a explorar a nossa expertise única em ciência de materiais para projetar materiais que atendam à demanda crescente por materiais inovadores e sustentáveis. Portanto, precisamos de um parceiro logístico que possa fornecer serviços flexíveis e abrangentes de despacho aduaneiro, inteligentes o suficiente para se adaptarem ao ambiente regulatório multifacetado e em constante mudança na Europa. Com a Geodis, temos a certeza que encontrámos esse parceiro”.