A Eurowag anunciou uma nova solução para o mercado que procura ajudar as transportadoras a reduzir os seus custos, a EVA. Trata-se de um sistema instalado a bordo do veículo para gerir o pagamento eletrónico de portagens, facilitando a gestão de frotas e veículos através de tecnologia inteligente, contando ainda com um sistema de proteção contra o furto de combustível.

Uma das características da EVA é a certificação European Electronic Toll Service (EETS) para o pagamento de portagens na Europa, estando disponível para a Alemanha, Polónia, Hungria, Bélgica, Áustria e República Checa, aos quais se juntam este ano Portugal, Espanha e Eslováquia.

A tecnológica explica que este sistema é user friendly e permite uma gestão remota, através de uma conta de utilizador. “O dispositivo é fácil de instalar num estilo ‘plug and play’, basta colocá-lo no para-brisas do veículo, de forma a não obstruir a visão, ligado a uma tomada de 12V. A interface do utilizador da própria unidade disponibiliza um total de 17 idiomas e é totalmente compreensível e intuitiva. No Portal do Cliente da Eurowag, os clientes podem verificar quais os países em que está ativo o pagamento de portagens e adicionar os que necessitam de acordo com as suas necessidades. É oferecida a comodidade de faturação pós-pagamento para pagamentos de portagens, sem ser necessário o pré-pagamento ou verificação do saldo da conta”, explica a Eurowag.

Ao nível da gestão de frotas, o dispositivo permite o rastreamento dos veículos em tempo real, planificação de rotas, registo da duração do trajeto e dos tempos de inatividade, análise do comportamento do motorista, dados precisos do CAN Bus, download remoto de dados do tacógrafo, verificação dos limites legais de tempo de condução ou o sistema de proteção contra furto de combustível FuelGuard.

Segundo nos explicou Carlos Guerra em entrevista, o FuelGuard comprova se a utilização do cartão de combustível coincide com a localização real do veículo a que está atribuído, e caso sejam diferentes, o sistema rejeitará o pagamento.

“O dispositivo EVA da Eurowag é uma ferramenta potente ao serviço dos nossos clientes. De uma forma pioneira, integra num único dispositivo a gestão profissional de frotas, o sistema de pagamento de portagens e a proteção contra o furto de combustível. Se acrescentarmos que este ano vamos integrar as portagens em Portugal, entre outros países, o dispositivo EVA torna-se no melhor aliado dos nossos clientes para reduzir custos, aumentar a produtividade e reabastecer de forma segura”, explica Carlos Guerra, country manager da Eurowag Portugal.