A 1st European B+ Summit contou com entidades públicas e privadas do mercado português e europeu, incluindo as maiores associações do setor e diversas multinacionais e cerca de 50 entidades europeias assinaram o Manifesto B+ para acelerar discussão e ação rumo à transição energética do setor.
Lisboa foi o palco escolhido para a primeira edição da conferência dedicada à aceleração da descarbonização dos transportes pesados através de combustíveis verdes de correu em Lisboa Com organização da ABA – Associação de Bioenergia Avançada, da EBB – European Biofuels Board e da EWABA – European Waste and Advanced Biofuels Association, a conferência contou com mais de 400 decisores e players de relevo na indústria dos transportes e combustíveis.

Tendo como mote a transição energética e a aceleração da redução de emissões nos transportes pesados com recurso a biocombustíveis e outros combustíveis verdes, os painéis de debate e diferentes oradores evidenciaram algumas das potenciais soluções e medidas para que a Europa possa acelerar este percurso. Entre os temas discutidos, surge com maior peso a necessidade de definir melhor o planeamento europeu na transição energética dos transportes pesados, contando com a adaptação estruturada à realidade de cada país, assim como a importância de desenhar um quadro legal sólido para apoiar as opções de escolha das empresas e transmitir maior segurança no percurso de descarbonização.

Entre os oradores, marcaram presença os Deputados do Parlamento Europeu, António Zorrinho e Maria da Graça Carvalho, e entidades de relevo nacional e europeu no setor como a ANTROP, ANTRAM, APETRO, ARP, Galp, Prio, Chevron REG, Greenergy, LNEG, ENSE, ERSE, DGEG, International Energy Agency (IEA), BP, ENI, eFuel Alliance, ARGUS, entre muitas outras.

“Foi bom ter conseguido trazer para Portugal pensamento e conteúdo de ponta sobre como descarbonizar camiões e autocarros. Os casos de sucesso que apontam o caminho são vários, e Portugal deve orgulhar-se de ter já alguns deles. A conferência foi um sucesso – contribuiu não só para mostrar o que de melhor se faz no setor rumo à sua descarbonização, como também para discutir e avaliar os múltiplos efeitos colaterais positivos de uma economia mais produtora e consumidora de combustíveis verdes, e por isso mais circular, mais verde, com mais emprego, investimento e valor acrescentado. Criou-se uma base de entendimento e articulação entre todas as entidades e decisores europeus que têm de trabalhar em conjunto para acelerar a descarbonização do setor dos Transportes Pesados”, afirma Emanuel Proença, Presidente da ABA.

Ewald-Marco Muenzer, Presidente da EWABA, refere que “já existem em Portugal várias frotas e mais de 20 estações de serviço que oferecem ao consumidor combustível B15. A experiência até ao momento tem sido excelente, com mais de 50 milhões de quilómetros percorridos e feedback positivo de todos. Têm sido feitos testes extensivos ao produto, que mostram não só que este cumpre os standards químicos específicos e é compatível com todos os veículos, como também permite reduzir o consumo de diesel até 5%”.

Ainda a propósito da 1.ª edição da cimeira, as três entidades promotoras assinaram em conjunto com mais de 20 associações europeias e mais de 30 empresas líderes no setor o Manifesto B+ do Estoril para a Descarbonização dos Transportes Pesados com recurso a combustíveis verdes, de forma a enfatizar o seu potencial para a economia circular, bioeconomia e independência da Europa face aos combustíveis importados.

Tal como refere Dickon Posnett, Presidente da EBB, “o Manifesto B+ cria um modelo para permitir ao setor dos transportes pesados emitir muito menos GEE, e de forma mais rápida. O vasto leque de organizações que assinou este documento mostra precisamente um compromisso sólido da indústria em encontrar soluções eficientes e eficazes em termos de custos para que a Europa possa reduzir o uso de combustíveis fósseis”.

O Manifesto B+ ficou disponível online para consulta pública, agregando princípios e ações fundamentais discutidos na cimeira e fundamentais para o futuro sustentável dos transportes pesados. Pode consultá-lo aqui.