A Apple anunciou recentemente em comunicado que os seus parceiros suportam agora mais 13 gigawatts de eletricidade renovável em todo o mundo, o que representa um aumento de cerca de 30%, no último ano. No total, mais de 250 fornecedores, a operar em 28 países, estão empenhados em utilizar energia renovável para toda a produção da Apple, até 2030. Isto representa mais de 85% dos gastos diretos de produção da empresa, e mais de 20 gigawatts em compromissos.

Já neutra em carbono pelas suas emissões corporativas globais, a multinacional utiliza ferramentas inovadoras para ser neutra em carbono para cada produto, até 2030. Isto inclui 4,7 mil milhões de dólares em Green Bonds (fundo de financiamento para fins sustentáveis), que estão a ajudar a financiar a expansão de soluções de energia limpa e a redução de emissões em todo o mundo.

Mais de 40 parceiros fabricantes aderiram ao Programa de Energia Limpa do Fornecedor Apple (Apple’s Supplier Clean Energy Program), no último ano. A multinacional apelou aos seus fornecedores para descarbonizarem todas as operações relacionadas com a Apple, incluindo o fornecimento de eletricidade 100% renovável. Para ajudá-los a cumprir os seus compromissos e a chegar mais longe, a Apple trabalha em estreita colaboração com os fornecedores para identificar e implementar soluções de energia limpa e redução de carbono, oferecendo um conjunto de recursos de aprendizagem gratuitos, e de formações ao vivo através da sua Academia de Energia Limpa (Clean Energy Academy).

“Os nossos novos compromissos com os fornecedores demonstram o rápido ritmo de progresso em direção ao nosso objetivo de neutralidade de carbono para 2030”, afirma Lisa Jackson, vice-presidente de Ambiente, Política e Iniciativas Sociais da Apple. “Estamos a tomar medidas urgentes à escala global para desbloquear um futuro mais verde, inovador e resiliente”.

Através da sua participação no programa, os fornecedores da empresa estão a sinalizar a procura para a expansão da capacidade de eletricidade renovável em todo o mundo. Desde 2019, a energia renovável operacional através da cadeia de abastecimento global da Apple expandiu-se cinco vezes, totalizando agora 13,7 gigawatts, representando 17,4 milhões de toneladas de métricas de emissões carbónicas evitadas, no ano passado. Esta medida equivale à remoção de cerca de 3,8 milhões de carros na estrada.