A CAPTRAIN España adquiriu oito novas locomotivas elétricas do modelo EURO6000 da Stadler Valencia. As novas unidades permitirão aumentar o seu parque de locomotivas elétricas multi-tensão de última geração, alcançando as 24 unidades quando recebida a totalidade do pedido em 2025.

A aquisição foi financiada por uma subvenção parcial de 15 milhões de euros disponibilizada através do Programa de Apoio ao Transporte Sustentável e Digital do Governo da Espanha, no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência – sustentado pela União Europeia – Next Generation EU.

As novas locomotivas vão juntar-se às doze EURO6000 já em funcionamento e a mais quatro unidades que entrarão ao serviço nos próximos meses. As novas unidades permitirão que o tráfego continue a crescer no Corredor Mediterrânico, atravessando Espanha e França e chegando ao Luxemburgo num futuro próximo. As novas unidades serão também utilizadas para a realização do tráfego ibérico entre Espanha e Portugal.

Após a aquisição da empresa ferroviária TAKARGO pela CAPTRAIN Holding no ano passado, esta operou um total de 18.136 comboios comerciais em 2022, dos quais 27% foram internacionais, quer entre Espanha e Portugal, quer entre Espanha e França. Este volume permitiu reduzir cerca de 170.000 toneladas de CO2. Ao todo, a rede ibérica CAPTRAIN tem uma frota conjunta de pelo menos 62 locomotivas modernas.

Atualmente, a CAPTRAIN España e a TAKARGO lideram o tráfego hispano-português e conectam diariamente, sem interrupção operacional nas fronteiras, a Galiza, Tarragona, Saragoça, Valência e Norte de Espanha com Porto, Lisboa, Setúbal, Coimbra e Figueira da Foz. A CAPTRAIN España mantém relações diretas regulares com a Áustria, Bélgica, Luxemburgo e França e prevê continuar o desenvolvimento de novos tráfegos tanto no curto prazo como à medida que os troços e terminais do Corredor Mediterrânico o permitirem.