A Mercadona avançou ao El Expansión que está a investir num novo modelo de energias renováveis para autoconsumo com a Prosolia Energy, empresa pioneira no setor fotovoltaico em Espanha, para implementar painéis solares nos telhados da nova infraestrutura, bem como das suas lojas. Ainda em fase de construção, o novo Bloco Logístico de Almeirim já irá contar com esse modelo energético para as suas operações.

A empresa pretende ter esta implementação concluída até ao final de 2023, gerando energia equivalente ao consumo de 125 lojas por ano. “A empresa continua a apostar na otimização do consumo de energia, o que implica implementar políticas de uso responsável dos recursos energéticos. Nos últimos anos, a Mercadona tem vindo a introduzir energias renováveis, através da montagem de painéis solares em lojas, blocos logísticos e ‘colmeias’ (armazéns exclusivos para vendas online em Espanha). O Bloco Logístico de Almeirim terá cerca de 15 mil painéis solares, o que representa 6,5 milhões de euros do investimento total. Com este movimento, a empresa garantirá que 25% das necessidades energéticas para o funcionamento deste bloco logístico será energia verde, um total de 9GWh por ano”, explicou uma fonte da empresa ao jornal espanhol.

Este investimento enquadra-se com o compromisso da retalhista espanhola para com as energias renováveis, sendo que no final de 2022 a empresa já tinha investido neste modelo energético em nove blocos logísticos, três armazéns dedicados à atividade de e-commerce, 114 lojas e nos mais recentes escritórios em Albalat dels Sorells, em Valência.

“Com esta iniciativa, a Mercadona contribui para a transformação do atual modelo energético. Mas também, ao apostar em energias renováveis como a energia solar, não só torna o seu próprio negócio mais sustentável mas também contribui para difundir a preocupação com o cuidado do meio ambiente entre a sociedade”, apontou Javier Martinez, CEO da Prosolia Energy.

Até ao final deste ano a Mercadona pretende aumentar o número de blocos logísticos com painéis solares nos seus telhados, bem como das suas cerca de 350 lojas.