A Mercadona já arrancou com as obras de construção do seu Bloco Logístico de Almeirim, o maior da cadeia de distribuição, com 440.000 metros quadrados. A nova infraestrutura representa um investimento de 225 milhões de euros e a criação de 500 novos empregos até 2024.

A Mercadona, empresa de supermercados, inicia a construção do seu novo bloco logístico em Almeirim (Santarém) que deverá estar operacional durante 2024. O futuro centro logístico será construído num terreno com 440.000 m² que a empresa adquiriu, terá uma área de construção total de cerca de 120.000 m², contando com um armazém de frio de 47.000 m², um armazém de secos com 50.000 m² e edifícios destinados a serviços gerais e escritórios. A empresa prevê um investimento de 225 milhões de euros para a execução do projeto, onde atualmente participam mais de 25 fornecedores portugueses e que empregam mais de 180 pessoas durante a fase de construção, muitos deles do distrito de Santarém.

A empresa continua a apostar na otimização do consumo de energia, o que implica implementar políticas de uso responsável dos recursos energéticos. Nos últimos anos, a Mercadona tem vindo a introduzir energias renováveis, através da montagem de painéis solares em lojas, blocos logísticos e Colmeias (armazéns exclusivos para vendas online em Espanha). O Bloco Logístico de Almeirim terá cerca de 15.000 painéis solares, o que representa 6,5 milhões de euros do investimento total. Com este movimento, a empresa garantirá que 25% das necessidades energéticas para o funcionamento deste bloco logístico será energia verde, um total de 9GWh por ano.

“É muito importante apostar no interior do país, e o Ribatejo, especialmente Almeirim, tem uma localização muito importante em termos logísticos e a logística é a espinha dorsal no funcionamento da economia. Os blocos logísticos têm um papel muito importante e a Mercadona faz aqui um investimento de 225 milhões de euros, expandiu-se de forma apreciável no nosso país e vai continuar.”, salientou na ocasião o ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Segundo Carlos Lopes, Diretor de Logística da retalhista, “estamos a assinalar, hoje, um dos maiores marcos do projeto Mercadona em Portugal, não só porque se trata do investimento mais relevante, mas também porque reafirma o compromisso da empresa com o país. Além do importante impacto económico que terá em Almeirim e em todo o Ribatejo, este bloco logístico tornará a cadeia de abastecimento da Mercadona mais eficiente e oferecerá um melhor serviço à nossa rede de lojas em Portugal”.

 

O papel da logística na eficiência das operações

Em 2019, a Mercadona inaugurou o seu primeiro bloco logístico na Póvoa de Varzim (Porto), num investimento de 60 milhões de euros. Em janeiro de 2022, para responder à evolução do seu projeto de expansão no país, a empresa expandiu a capacidade logística deste bloco com um novo armazém de 12.000 m² e um investimento adicional de 25,5 milhões de euros.

No total, a empresa já investiu 84,5 milhões de euros no Bloco Logístico da Póvoa de Varzim, que conta com três naves construídas numa área total de 100.000 m², empregando mais de 350 colaboradores.

Para garantir a eficiência das suas operações, a Mercadona dispõe de uma rede de distribuição com mais de 1,4 milhões de metros quadrados que a empresa otimiza para “fabricar mais com menos recursos”, através de processos e estratégias que perseguem o equilíbrio entre a eficiência ambiental e a económica, que reduzem o impacto no meio e nas cidades e, ao mesmo tempo, minimizam, através de protocolos responsáveis e do seu compromisso com a inovação e a tecnologia de vanguarda, a repercussão em cada zona onde está presente.

A rede logística da Mercadona é formada por um total de 16 blocos logísticos operacionais, 2 armazéns-satélite e 2 armazéns reguladores. Com esta rede abastece os mais de 1.600 supermercados que tem, tanto em Portugal como em Espanha, liderada por uma equipa de 10.700 profissionais.

A empresa abriu o seu primeiro supermercado a 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, e atualmente conta com 39 lojas nos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Setúbal, Santarém, Viseu, Leiria e Lisboa. Tem também três Centros de Coinovação em Matosinhos, Lisboa e Vila do Conde e em 2023 prevê abrir 10 novas lojas em Portugal.