Lançado em meados do ano passado, o UR20, o cobot da Universal Robots, já está disponível para o mercado português, e conta agora com uma primeira solução para paletização. O Mantis PA-20 é um braço robótico industrial que suporta até 20 kg, e foi apresentado na semana passada em Barcelona na Advanced Factories, uma feira dedicada à inovação industrial.

O sistema foi desenvolvido pela Binder, e resulta de uma colaboração entre esta, a Universal Robots, a Piab e a Rocketfarm, apresentando uma capacidade de movimentar até 20 caixas por minuto, e de aplicar múltiplos critérios de atuação.

“O Mantis PA-20 apresenta-se como uma célula robotizada capaz de melhorar a produtividade, a fiabilidade e a segurança laboral em processos de final de linha”, explica a empresa em comunicado, “por outro lado, o cobot não requer conhecimentos de programação para a sua implementação, pode ser programado em apenas 10 minutos e melhora a consistência e a produtividade de outras soluções de paletização robótica colaborativa”.

Jordi Pelegrí, diretor-geral da Universal Robots em Espanha e Portugal, comenta que “o nosso objetivo é unir o maior ecossistema da indústria junto com o know-how dos nossos cobots para fornecer soluções que resolvam problemas reais nas linhas de produção das indústrias, e na Advanced Factories mostramos que esse ecossistema está mais forte do que nunca”.