Os casos recentes de empresas envolvidas em escândalos devido a fornecedores que utilizavam condições desumanas de trabalho reforçam a importância da realização de auditorias na cadeia de suprimentos. Em uma crise como essa, é praticamente impossível dissociar a marca do contratante de seu fornecedor, afetando ambas as empresas com o ônus da má reputação, em alguns casos, de forma irreversível.

Uma auditoria na cadeia de suprimentos é essencial como primeiro passo para avaliar a conformidade do fornecedor com os requisitos da empresa contratante. Durante a visita ao fornecedor, o auditor verifica se a empresa está cumprindo as práticas regulatórias do setor, adotando medidas de saúde, qualidade, segurança e processos corretos de fabricação.

Em um mundo onde a conexão entre empresas e fornecedores pode ocorrer somente no campo virtual, a auditoria se torna ainda mais crucial, especialmente no caso de terceiros que estão geograficamente distantes da sua empresa, muitas vezes em diferentes cidades, estados ou países.

Sem contato direto com o fornecedor, não é possível avaliar a conformidade do fornecedor com os requisitos da empresa contratante, ou se eles foram desenvolvidos em condições seguras de trabalho.

Preparação para a auditoria

A preparação é fundamental em qualquer auditoria, e com os levantamentos de fornecedores não é diferente. Um programa detalhado de execução do trabalho garantirá que o processo seja executado sem problemas e com eficiência.

O fornecedor deve primeiro assinar um acordo sobre as condições para a realização da auditoria. Em seguida, são estabelecidos os principais dados: localização, sistema de gerenciamento, categorias de produtos, horários de trabalho, idiomas e proporção de gênero da força de trabalho.

Uma lista de itens a serem verificados permite consistência na realização da auditoria e contribui para averiguações futuras. A relação deve incluir quais processos estão sendo examinados e quais evidências são necessárias para provar que o processo está funcionando conforme o esperado.

Auditoria segue padrões internacionais

Existem vários motivos que levam uma empresa a auditar seus fornecedores, como o mapeamento de riscos, a verificação do valor agregado à sua marca e da vantagem competitiva, entre outros.

Esses elementos garantem que sua cadeia de suprimentos esteja operando em conformidade com normas nacionais e internacionais relevantes, como a SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit).

O objetivo principal da auditoria SMETA é ajudar as empresas a implementar e manter práticas trabalhistas éticas e responsáveis em toda a sua cadeia de fornecimento. A auditoria é realizada por profissionais treinados e qualificados que avaliam as empresas em relação a quatro pilares: direitos trabalhistas, saúde e segurança no trabalho, ética empresarial e gestão ambiental.

Trata-se de uma avaliação independente, que pode ajudar empresas de todos os setores a garantirem que seus fornecedores e parceiros de negócios estejam operando de maneira ética e responsável, o que certamente fornece vantagem competitiva ao demonstrar compromisso com estes que são elementos fundamentais do ESG.

Mayara Zunckeller | Gerente de Operações | TÜV Rheinland

Nota: A autora escreve segundo a variante de português do Brasil.