A CLS iMation, empresa dedicada a criar soluções de automatização e digitalização para processos logísticos e de fábrica, incorporou o Soto, um robô autónomo para a cadeia de fornecimento, da Magazino, empresa alemã especializada no desenvolvimento de robôs inteligentes.

Esta inovação integra sensores, câmaras 3D e um sistema operativo ACROS.AI, capaz de analisar o ambiente envolvente e responder às necessidades do contexto de produção, bem como aprender os procedimentos adequados a determinadas tarefas. O Soto, que pode trabalhar 20 horas por dia, pode ser integrado numa fábrica 4.0, uma vez que tem uma configuração “rápida e flexível”, que lhe permite trabalhar em segurança juntamente com as pessoas, e com outras soluções nas operações diárias.

Entre as suas capacidades, o robô pode recolher, transferir e depositar várias cargas simultaneamente dentro da cadeia de produção. Além disso, é capaz de evitar obstáculos com o objetivo de completar a missão para a qual é proposto. Inclui uma pinça rotativa, que permite virar os artigos a 90 ou 180 graus dentro do próprio robô, e é capaz de suportar carga de vários tamanhos até 20 quilos, bem como movimentar contentores em diferentes posições e alturas.

A nível da segurança, os scanners laser permitem ao Soto circular livremente a uma velocidade de até 2 m/s, e assim que deteta um obstáculo, reduz a velocidade até parar ou encontrar uma rota alternativa.

“Esta parceria com a Magazino surge com o objetivo específico de ampliar a gama de soluções CLS iMation para todas as necessidades industriais. A nossa consultoria e as características específicas do Soto tornam as fábricas inteligentes um objetivo tangível para qualquer instalação, e o potencial de integração que podemos oferecer abre possibilidades anteriormente inexploradas para a otimização dos fluxos logísticos”, afirma Rino Melone, marketing & product manager da CLS iMation.