A Comissão Europeia anunciou que no próximo dia 25 de abril a EU Energy Platform irá abrir as primeiras candidaturas para a aquisição de gás, de forma a preparar o próximo inverno e as reservas nacionais dos Estados-Membros. A Comissão Europeia destaca que esta plataforma é de interesse para os vendedores, compradores e transportadores de gás.

De forma a que as empresas interessadas, pertencentes aos Estados-Membros ou às Partes Contratantes da Comunidade da Energia (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Macedónia do Norte, Geórgia, Moldávia, Montenegro, Sérvia e Ucrânia), tenham acesso à compra conjunta, precisam de se registar no prestador de serviços Prisma e subscrever ao serviço AggregateEU até 20 de abril.

As quantidades procuradas serão agregadas e, posteriormente, correspondidas através de um concurso. Durante 12 meses serão feitos seis ciclos de concursos a cada dois meses, com a duração aproximada de duas semanas. Tanto o tipo de entrega, ou seja, gás natural liquefeito (GNL) ou ponto de equilíbrio nacional, como a data, devem ser indicados pelas empresas aquando da apresentação do seu pedido de gás.

Também as pequenas empresas poderão aproveitar a oportunidade para adquirir gás por preços mais baixos, chegando a novos mercados e fornecedores. Isso poderá ser conseguido com a assistência de “compradores centrais” ou “agentes representativos” que prestarão apoio na negociação e transporte de fornecimentos de gás.

Maroš Šefčovič, vice-presidente e líder de operações na EU Energy Platform, nota que “quantos mais participantes tivermos, maiores serão as chances de encontrar ofertas de gás atraentes. Não esqueçamos que os nossos setores industriais com utilização intensiva de energia apelidaram o ano passado de ‘ano de sobrevivência’. Os elevados preços da energia forçaram muitos a manter os níveis de produção abaixo da capacidade. Temos de inverter esta tendência. A EU Energy Plataform foi concebida para beneficiar a nossa indústria e os nossos lares. E foi desenvolvido em colaboração com a indústria para que possa produzir resultados em tempo recorde”.

Enquanto a compra de gás por parte das empresas é inteiramente voluntária, a Comissão Europeia reforça que os Estados-Membros devem garantir que as empresas locais mantenham um abastecimento equivalente a 15% do consumo interno. Após haver uma correspondência entre as necessidades e o abastecimento, as empresas irão negociar com os fornecedores os termos finais dos contratos.

No passado dia 18 de abril, a Comissão Europeia esteve a mostrar a plataforma aos interessados em Portugal, estando até essa data 13 empresas inscritas como compradores centrais ou agentes representativos, das 40 empresas presentes na plataforma. Até ao final do ano deverão ser colocados à venda 12 mil milhões de metros cúbicos de gás, face aos 330 mil milhões estimados para a procura na UE.