A SAP comunicou na passada quarta-feira, durante uma mesa-redonda virtual, novos avanços nas suas soluções de supply chain, associadas a tecnologias como a Inteligência Artificial. As novas soluções da tecnológica têm como propósito criar uma produção resiliente, sendo estes insights orientados por dados, de modo a permitir operações sustentáveis e resistentes a riscos. O anúncio deu-se a menos de uma semana da Hannover Messe 2023, que tem hoje início, e onde a empresa irá expor algumas das suas soluções no seu stand, com recurso a realidade virtual e com o mote: “tornar o fabrico mais resiliente”.

“O futuro começa agora. As empresas do futuro querem flexibilidade para executar a fabricação em cloud, dentro de uma rede – com os seus parceiros, clientes e fornecedores. Querem gerir o risco e operacionalizar a sustentabilidade. Tudo começa com dados. É enriquecido com insights orientados por IA. Trata-se de ligar processos. Contextualizar decisões. E colaboração com o seu ecossistema”, contextualiza ainda a SAP.

“Nos últimos anos, tornou-se evidente que as nossas cadeias de abastecimento globais são vulneráveis a interrupções. Isso também tem consequências de longo alcance para a indústria de fabrico. A SAP é uma força motriz em muitas iniciativas relevantes para o setor, como Catena-X e Manufacturing-X”, comenta Thomas Saueressig, membro do Conselho Executivo da SAP SE, responsável pela Engenharia de Produtos SAP.

A empresa dá como exemplos destas tecnologias a IA aplicada à SAP Digital Manufacturing, recursos de visualizador de operações e produtos 3D em processos de fabrico, serviço e manutenção e adesão às diretrizes de embalagens sustentáveis na solução SAP Responsible Design and Production.

Durante a intervenção na mesa redonda, Georg Kube, Global Vice-president, Industrial Manufacturing da SAP SE, comentou que “a cloud é o caminho certo”, e inclusive nota que “não tenho a certeza se mostraremos alguma solução que não seja baseada em cloud. Na SAP estamos claramente a mover todas as nossas soluções para a cloud, começando com o S/4HANA, as soluções core de ERP, mas também as nossas soluções de Shop Floor, para a supply chain, serviços…”.

Uma das vantagens que aponta é ao nível dos updates constantes. “O que as pessoas realmente gostam na cloud é a velocidade de inovação. Estamos a trazer novas características a cada trimestre. As coisas continuam a evoluir, e as pessoas habituam-se a isto. Queremos trazer o nosso software da mesma maneira para os nossos clientes, e isso só é possível com a cloud”, destaca ainda o responsável.

Uma das formas como a SAP pretende demonstrar os seus produtos é através de show cases concretos, com testemunhos de clientes. Um dos show cases que irão demonstrar é ao nível da colaboração para o rastreamento das pegadas carbónicas, utilizando standards como o Asset Administration Shell, permitindo às empresas acompanhar as emissões da sua cadeia de abastecimentos e dos seus clientes e fornecedores de diferentes tiers.

“O show case é a nossa ‘máquina de injeção’, que necessita obviamente de plástico em bruto, e o cenário que vamos mostrar é que, por alguma razão, o fornecimento desse plástico foi interrompido. Então, o planeador precisa de encontrar uma fonte alternativa, mas precisam de encontrar uma que corresponda a todos os atributos: tem de ser sustentável, tem de estar dentro do orçamento estipulado, etc. E isso é feito através da SAP Business Network. Os fornecedores depois são substituídos e a produção retoma novamente. Isso é uma demo que preparámos para executivos, não é uma demonstração standard, por ser bastante complexa, mas iremos mostrá-la a executivos e a membros do governo, quando nos visitarem”, explica Georg Kube.

Através de realidade virtual, a SAP vai ainda levar um ambiente industrial à feira de Hannover. Graças ao metaverso, os visitantes do stand poderão ter um contacto mais direto com as soluções para esta área, e ver o seu desempenho tanto do ponto de vista do utilizador como do controlador.

Por fim, terão dois exemplos adicionais: uma máquina que mistura líquidos, e que pode ser configurada através do software SAP para criar bebidas customizadas; e outro para a produção de tampas de plástico, que serão criadas tendo em conta a bebida escolhida. “O que demonstra é como as empresas podem responder a pedidos individuais dos seus clientes, não só no produto, mas também na forma como o produto é embalado”, conclui Georg Kube.