O IKEA tem 100 drones a voar os seus armazéns para efetuar inventário de stock, tornando-se assim no primeiro retalhista utilizar com sucesso esta solução em larga escala.

Há dois anos, o Ingka Group, do qual faz parte a multinacional sueca, e a equipa de supply chain development do Inter IKEA Group, juntamente com a Verity, empresa que fornece sistemas de drones autónomos para ambientes indoor, começaram a desenvolver uma solução deste tipo para controlar o inventário e melhorar o bem-estar dos funcionários, permitindo que pudessem trabalhar no solo.

Como resultado desta aposta, estão agora 100 drones a operar durante horas para melhorar a precisão do stock e garantir a disponibilidade de produtos para venda em retalho online ou físico. Através desta solução, os colaboradores já não precisam de confirmar manualmente cada palete.

O primeiro drone levantou voo em 2021, nas instalações do IKEA na Suíça, e os novos 100 equipamentos estão agora a efetuar o inventário de stock em 16 localizações diferentes, como Bélgica, Croácia, Alemanha, Itália ou Países Baixos.

Tolga Öncu, diretor de retalho do Ingka Group, afirma que “estamos a investir em tecnologia para que as nossas lojas possam melhorar a satisfação do cliente e tronarem-se verdadeiros centros de venda omnicanal. A introdução de drones e outras ferramentas avançadas, como por exemplo robôs para recolha de mercadorias, é uma verdadeira vantagem para todos. Melhora o bem-estar dos nossos colegas de trabalho, reduz os custos operacionais, e permite-nos tornar-nos mais acessíveis e convenientes para os nossos clientes”.

“Estar na vanguarda quando se trata de soluções inovadoras e de valor acrescentado, faz parte do património do IKEA. Temos sempre curiosidade para aprender com os outros, e este projeto é um grande exemplo de como a colaboração com o IKEA, e em conjunto com um parceiro externo, nos fez chegar a uma solução da qual todos beneficiamos”, indica Peter Ac, head of innovations in logistics & fulfilment, supply chain development, no Inter IKEA Group.