As empresas europeias do setor de bens de consumo estão a aumentar em 34% os seus orçamentos de tecnologia com o objetivo de alinhar a sustentabilidade com as suas operações e impulsionar o seu crescimento, de acordo com um estudo global realizado pela IBM e pelo The Consumer Goods Forum (CGF).

O estudo “Redesenhar os valores da marca: o objetivo e o benefício convergem no centro das operações”, realizado pela IBM e pelo The Consumer Goods Forum (CGF), envolveu entrevistas com 1.800 executivos de empresas de bens de consumo em 23 países.

Este revelou que as empresas estão a integrar a sustentabilidade nas suas operações, recalibrando a medição e a comunicação das suas metas de sustentabilidade, bem como aumentando os seus investimentos em tecnologia como forma de alcançar essas metas. As empresas europeias entrevistadas indicaram que irão aumentar em 39% (34% a nível global) os seus orçamentos de tecnologia nos próximos três anos, visando cumprir a promessa de operacionalizar a sustentabilidade.

Ruediger Hagedorn, CGF End-to-End Value Chain Director, revelou em comunicado que “os consumidores estão a considerar recompensar as empresas que estão focadas na sustentabilidade e as empresas de bens de consumo estão atentas a isso. Ao unir a sustentabilidade com a eficiência operacional, as empresas estão a redesenhar proativamente a sua cadeia de abastecimento e operações de produção para impulsionar o crescimento e mitigar riscos. Este estudo fornece informações valiosas para a tomada de decisões globais ao nível da gestão, visando preparar o setor de bens de consumo para um futuro mais sustentável”.

Conclusões destacadas pelo estudo

Entre as principais conclusões do estudo, destaca-se a integração da sustentabilidade e das operações, com 61% dos líderes de bens de consumo entrevistados, a alinharem propositadamente as suas metas, tanto de sustentabilidade como operacionais, para otimizar investimentos e esforços. 69% dos líderes europeus (77% a nível global) concordam que os investimentos em sustentabilidade irão acelerar o crescimento dos seus negócios. Esta integração estratégica tem resultado em iniciativas inovadoras, como embalagens sustentáveis, processos de produção energeticamente eficientes e fornecimento ético de materiais.

Outra conclusão do estudo é a recalibração da medição e comunicação da sustentabilidade. Quase 80% dos líderes europeus (74% a nível mundial) concordam com a necessidade de recalibrar a forma como medem e reportam as suas metas de sustentabilidade. No entanto, muitas empresas não possuem capacidade para monitorar e medir o progresso de forma adequada, com 68% dos líderes europeus (61% a nível mundial) indicando que enfrentam desafios na coleta, análise e interpretação de dados de sustentabilidade.

O estudo também destaca o aumento dos investimentos em tecnologia para impulsionar a sustentabilidade. As empresas europeias do setor de bens de consumo entrevistadas pretendem aumentar em 39% (34% a nível global) os seus orçamentos de tecnologia nos próximos três anos, como uma forma de operacionalizar a sustentabilidade. Estes investimentos têm sido direcionados para áreas como eficiência energética, rastreabilidade da cadeia de abastecimento, inovação de produtos e embalagens sustentáveis, entre outros.

Além disso, o estudo enfatiza ainda a importância de unir a sustentabilidade com a eficiência operacional, permitindo que as empresas de bens de consumo redesenhem as suas cadeias de abastecimento e operações de produção de forma proativa para impulsionar o crescimento e mitigar riscos.