A VGP publicou o Relatório Integrado de Responsabilidade Corporativa focado nas metas alcançadas pelo grupo em relação aos desempenhos Ambientais, Sociais e de Governance (ESG).

A sustentabilidade ambiental é um tema ao qual a VGP tem dado importância. A nível da energia solar, dos 204,3 MWp em pipeline, 57 MWp estão operacionais e outros 75 MWp estão em fase de construção, o que irá permitir evitar aproximadamente 35.000 toneladas de CO2 por ano.

Além da energia sustentável, a VGP também tem apostado na conectividade e mobilidade sustentável. Efetuou a transição para energia verde 100% certificada para todos os escritórios da empresa, e implementou medidas para reduzir as emissões incorporadas nos empreendimentos. Novas metas incluem ainda que todos os parques VGP sejam equipados com carregamento de veículo elétrico, e com acesso a transportes públicos.

A empresa atualizou o padrão de construção para implementar técnicas de economia e retenção de água, tendo vários armazéns recolhido 105.000 metros cúbicos de água da chuva no local. O grupo concentrou-se também nas melhorias das emissões de carbono na cadeia de abastecimento, bem como na ética, tendo desenvolvido um código de conduta para fornecedores que visa proteger os direitos humanos.

A estratégia ESG da VGP inclui desafios ambientais e sociais, como economia circular e transporte ecológico, responsabilidades sociais e bem-estar dos funcionários. A empresa está empenhada em ser neutra em carbono até 2025, e está envolvida em certificações BREEAM/DGNB e geração de energia verde.

“Estamos muito orgulhosos ao anunciar as conquistas conjuntas na nossa estratégia ESG e a dedicação da equipa às iniciativas ESG e ao impacto positivo que causamos nas comunidades onde estamos e meio ambiente. O nosso foco na sustentabilidade esta enraizado em todos os aspetos das nossas operações e estou satisfeito com o progresso que fizemos até agora”, afirma Jan Van Geet, CEO do grupo VGP.