A Volkswagen Autoeuropa renovou o contrato com a T-Systems para a manutenção e gestão dos seus sistemas de controlo de produção e infraestrutura IT. O novo acordo amplia por mais cinco anos uma relação estratégica em Portugal para ambas as companhias que dura há mais de doze anos. 

A T-Systems terá a seu cargo a gestão dos sistemas de controlo de produção e infraestrutura IT da sua fábrica em Palmela nos próximos cinco anos, com foco no desenvolvimento de procedimentos ao nível de logística e produção que permitam enquadrar o modelo de fabricação nos novos mercados. Em comunicado, a empresa refere que esta ligação tem permitido à tecnológica contribuir na adoção da cloud de produção, tendo em vista o processo de interoperabilidade de aplicações, que permite à Volkswagen Autoeuropa realizar uma melhor gestão da sua produção.

A fábrica de Palmela é uma das 100 em todo o mundo que operam com recurso à plataforma GIMM da T-Systems, que utiliza tecnologias de Machine Learning e Inteligência Artificial para detectar antecipadamente possíveis falhas nos processos de produção, permitindo a configuração ágil e flexível de novos requisitos, com redução de custos.

Além disso, a Volkswagen Autoeuropa foi pioneira na implementação da aplicação Road Test Predictor, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para melhorar a confiabilidade das previsões e reduzir a necessidade de testes de estrada, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2. A aplicação envia os dados de produção para a cloud da T-Systems na plataforma AWS, onde o algoritmo faz as previsões sobre os testes de estrada digitais.

O novo contrato assinado entre a Volkswagen Autoeuropa e a T-Systems Portugal procura prosseguir com a melhoria contínua dos sistemas tecnológicos da fábrica de Palmela, minimizando os tempos de resposta e garantindo a máxima segurança dos sistemas com o desenvolvimento de novas soluções de logística e produção integradas na plataforma de IT Shopfloor da companhia.