A ESI Robotics desenvolveu um sistema robotizado para o Grupo Amorim, que é capaz de reduzir o volume de transporte em 30% por meio da organização de rolhas de cortiça. Esta solução é 100% portuguesa e foi patenteada internacionalmente, contribuindo para diminuir as emissões de CO₂, reduzir custos logísticos e do produto final, bem como a pegada ecológica.

A ESI Robotics está a desenvolver mais duas linhas de produção para a embalagem de rolhas do Grupo Amorim, que incluem a tecnologia IIoT (Industrial Internet of Things). Este projeto permite gerir de forma eficiente a produção, prever e controlar as necessidades de manutenção industrial, como também retirar dados de produção em tempo real.

O sistema automatizado e sustentável é composto por uma célula autónoma, um sistema de paletização com robô articulado incorporado, uma palete otimizada para o contentor e caixas com revestimento alimentar. Para Gil Sousa, Diretor Comercial da ESI Robotics, este é um projeto que “surgiu da necessidade de aumentar a produtividade e a eficiência do Grupo Amorim, que produz diariamente milhares de rolhas. Quisemos desenvolver um produto totalmente adaptado às necessidades da Amorim, e que ao mesmo tempo que contribuísse para a redução da sua pegada ecológica e custos”. 

Por sua vez Luís Machado, Engenheiro no Departamento de Engenharia Industrial e Tecnologia do Grupo Amorim, refere que “o método utilizado anteriormente para embalar e transportar as nossas rolhas, em sacos de ráfia empilhados em paletes, não era o mais eficiente. A logística de transporte era fortemente penalizada tendo em consideração a quantidade transportada versus peso e volume do produto, com impacto sobre o valor competitivo do produto. Assim, optar pelo desenvolvimento de um sistema automatizado para este processo tornou-se muito vantajoso, e fazê-lo com a ESI Robotics, uma empresa tecnológica 100% portuguesa, fez-nos todo o sentido”.