A Ocean Network Express (ONE) fez uma encomenda de 10 novos porta-contentores de última geração, com capacidade de carga superior a 13.700 TEU, que serão entregues em 2025 e 2026.

Esta nova encomenda segue-se aos 10 navios contratados em maio do ano passado, que visavam aumentar a competitividade da frota da empresa e atender às necessidades dos clientes, mantendo uma cadeia de abastecimento eficiente e confiável.

Os novos porta-contentores estão equipados com “escudos” frontais e outras tecnologias de ponta para economia de energia, sendo capazes de operar com metanol e amónia. Ademais, a empresa está em negociações com o estaleiro naval e fabricantes de equipamentos para implementar a captura e armazenamento de carbono a bordo no momento da entrega.

Para a ONE, a estratégia verde é uma prioridade de gestão de topo, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Desta forma, a empresa está comprometida em investir em ativos e tecnologias mais verdes, como parte da sua estratégia de transporte marítimo sustentável. A ONE está ainda a apostar na colaboração com outros intervenientes da indústria para a descarbonização do transporte marítimo.