A Körber Supply Chain está a desenvolver uma solução chave-na-mão para a classificação de produtos, desde as paletes até às bandejas, com recurso a Inteligência Artificial (IA). Trata-se de um projeto de despaletização pioneiro no setor, chamado Downstream, que permitirá separar cada camada de paletes em artigos individuais, que podem ser girados e inclinados para encaixá-los nas bandejas, e prepará-los para distribuição através de uma passadeira rolante.

A solução “palete para bandeja” já faz parte do portefólio da Körber há alguns anos, mas com a nova versão downstream, a empresa espera reduzir o potencial tempo de inatividade no processo, sendo também mais intuitiva e adaptável.

A empresa também explica que o processo de despaletização não é afetado por designs exclusivos de embalagens de produtos, correias transportadoras ou alterações de sortido, que são geralmente os responsáveis por erros e tempo de inatividade, e estima-se que o Downstream seja capaz de classificar até 2.400 itens por hora, com pacotes classificados sendo redistribuídos e carregados numa caixa com um a seis artigos.

René Kahr, gerente de produto da Körber Supply Chain, explica que “não é simples descompor paletes em bandejas numa única solução totalmente automatizada com a grande variedade de produtos que muitas empresas movimentam. A visão de conjunto perde-se quando um erro provoca um tempo de inatividade repentino, criando um processo de classificação ineficaz. Portanto, era necessário um sistema logístico automatizado fiável e duradouro, que garantisse uma maior produtividade e estabilidade e que estivesse preparado para o futuro em relação a novos produtos”.

Através da IA, a empresa procura automatizar totalmente o processo de despaletização e eliminar alguns riscos e paragens repentinas no processo de separação, que a Körber aponta serem a maior preocupação de quase 90% inquiridas num novo estudo de retalho, bens de consumo e produção industrial, e a principal razão pela qual as empresas aumentam os seus investimentos no fortalecimento das suas cadeias de abastecimento.

“Quando há alterações nas embalagens e sortidos, surgem problemas na logística automatizada. Agora tornamos o complexo mais fácil, e o nosso sistema classifica sem esforço uma palete em embalagens menores para distribuição. Além disso, o sistema pode integrar-se com outras soluções, enquanto o nosso software pode ser adaptado às quantidades e tamanhos de cada centro de distribuição”, explica René Kahr.

Um dos principais focos da empresa é a capacitação digital, e o objetivo é ajudar as empresas a melhorar a produtividade e as operações através da implementação de soluções digitais. Com o recurso à IA, a empresa segue os dados dos produtos individuais ao longo de todo o processo, e transforma as paletes inteiras em artigos individuais sem intervenção humana e de forma 100% automática.

Ralph Korsbæk, chefe de vendas para soluções de produtos da Körber Supply Chain, afirma que “não existe no mercado nenhuma solução chave-na-mão para redistribuição de palete para bandeja. Com o novo Downstream, estamos a fechar essa lacuna. Ajudará a otimizar as operações, economizar recursos e eliminar incertezas num processo logístico automatizado nos centros de distribuição. A solução já foi vendida para alguns dos principais players, pelo que sabemos que ela é necessária em vários mercados. O potencial é alto”.