AELER é a nova marca de contentores inteligentes, representada pelo Grupo ETE, sob gestão da empresa Navex, que marcam uma reinvenção na indústria do transporte marítimo, alinhada com os princípios da sustentabilidade.

Esta nova tipologia e geração de contentores traz inúmeras vantagens face aos tradicionais. Para começar, o transporte de carga líquida a granel. Os novos contentores, devido a uma maior resistência proporcionada pelo material de que é composto, oferecem mais 17% de carga útil, permitindo carregar flexitanks com 28 toneladas, em vez de 24.

Por sua vez, graças à sua tecnologia, permite uma redução das variações de temperatura, devido ao seu isolamento estrutural, mostrando-se como uma alternativa viável para casos específicos de utilização de contentores frigoríficos. Além disto, é ainda possível monitorizar o local e o estado do contentor e da carga, através de uma Torre de Controlo, bem como detetar abertura de portas e impactos.

Os contentores AELER integram também uma componente sustentável. Devido ao aumento de capacidade de carga transportada e à sua conceção aerodinâmica, permitem, durante a sua utilização, reduzir as emissões de CO2 em 20%, e o consumo de combustível dos armadores em 4%.

João Silva, diretor executivo da Navex, Grupo ETE, refere que “estamos entusiasmados por representar a AELER Technologies. O seu contentor inteligente de nova geração proporciona uma inovação significativa e ajudará a tornar a indústria marítima mais eficiente, sustentável e competitiva”. Por sua vez, Naik Londono, co-fundador e co-CEO da AELER Technologies, afirma que “estamos com muita vontade de embarcar nesta viagem com um parceiro como a Navex e por trabalharmos com novos clientes em Portugal e noutras geografias, representando esta colaboração um marco emocionante para a AELER”.