A nova aposta da DB Schenker para o acompanhamento global de envios de mercadorias passa por etiquetas ultra-finas, de alta tecnologia, que podem ser colocadas em contentores, paletes ou caixas individuais, permitindo o seguimento dos envios através de transporte rodoviário, aéreo e marítimo.

A etiqueta descartável, desenvolvida pela Sensos, envia dados de localização e temperatura, em tempo real, através da rede móvel. Se a embalagem for adulterada durante o transporte, o cliente é avisado.

Esta inovação está equipada com uma pilha sem lítio, que emite menos CO₂ na sua produção, em comparação com as pilhas convencionais, e o seu funcionamento dura até seis meses. Uma das características destas etiquetas é a sua discrição, passando o rastreio despercebido. Desta forma, a sua utilização em envios considerados valiosos é uma vantagem.

“A tecnologia de localização cabe agora num autocolante de tamanho milimétrico. A etiqueta Sensos é tão pequena e leve que pode ser utilizada para cargas de qualquer tamanho. Juntamente com a solução IoT connect2track da DB Schenker, proporciona visibilidade e monitorização do estado dos envios. Isto melhora significativamente a oferta existente para os nossos clientes e torna a monitorização ainda mais flexível e segura”, afirma David Pollender, responsável da área de desenvolvimento de produtos IoT da DB Schenker.

Por sua vez, Aviv Casto, diretor geral da Sensos, salienta que “assumimos a missão para revolucionar o mundo da cadeia de abastecimento, proporcionando uma visibilidade alargada do início ao fim do percurso das encomendas. A nossa solução permite uma execução orientada por dados, otimizando a logística para vários casos de utilização”.