O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu há mais de três décadas, no entanto, apenas recentemente a sustentabilidade se converteu numa das buzzwords mais ouvidas do momento.

Mas saberemos realmente do que se trata e o que está em jogo? Parece que (ainda) não!

Um estudo recente do Capgemini Research Institute revelou, infelizmente, que a sustentabilidade continua a ter fraca influência nas decisões de negócio e que a maioria das empresas ainda olha para ela como uma obrigação dispendiosa e não como um investimento futuro.

E, no entanto, a ciência alerta-nos de forma enfática: enfrentamos uma emergência planetária e temos nesta década provavelmente a última oportunidade de recuperar o controlo da situação e sermos ainda donos do nosso destino. Se queremos garantir um futuro próspero para nós e para as gerações futuras temos de adotar urgentemente comportamentos mais conscientes e promover negócios mais sustentáveis.

As empresas, não sendo os únicos atores desta mudança, têm um papel fundamental. Sem elas será impossível uma transição para um mundo mais sustentável, mas é crucial que se perceba que a relação é bidirecional e que o sucesso económico a longo prazo (e a sobrevivência) das empresas também está dependente do sucesso desta transição.

E o que a Supply Chain e os seus profissionais têm que ver com isso? Tudo!

A Supply Chain e a sustentabilidade estão intimamente ligadas. Pois, ainda que a sustentabilidade seja uma questão que diga respeito a todas as áreas e departamentos de uma empresa, é na Supply Chain que se encontram os principais impactos ambientais e socias.

Adotar práticas sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento, desde a seleção de fornecedores até à entrega dos produtos aos clientes finais, contribui para a preservação dos recursos naturais, a redução de emissões de gases de efeito estufa e a promoção de condições de trabalho dignas e seguras. Permite ainda melhorar a eficiência e reduzir os custos operacionais, fortalecer a reputação das marcas e a fidelidade dos clientes e cumprir com obrigações legais e éticas. Em suma, confere às empresas uma forte vantagem competitiva.

Nós, profissionais de Supply Chain, temos, portanto, nas nossas mãos um poder de mudança incrível e único. E se a pandemia colocou a Supply Chain debaixo dos holofotes e revelou todas as suas falhas e vulnerabilidades, a sustentabilidade é a oportunidade de nos assumirmos como agentes de transformação para um mundo melhor e de demonstrarmos mais uma vez que sabemos estar à altura dos grandes desafios da humanidade.

Nunca como hoje foi tao desafiante e empolgante trabalhar na área de Supply Chain.

Sejamos então a mudança que queremos ver no mundo e ajudemos a construir um mundo melhor, mais justo e ambientalmente mais saudável. Faça deste o seu propósito! Haverá algum mais nobre do que este?

Miguel Monteiro | Operations and Supply Chain Executive