O MSC Tessa, considerado pelos estaleiros Hudong-Zhoghua (subsidiária do conglomerado China State Shipbuilding Corporation – CSSC) como o maior porta-contentores da atualidade, com uma capacidade nominal de 24 116 TEU, deverá atracar em Sines, no Terminal XXI, no dia 13 de abril.

Originalmente prevista para novembro do ano passado, a estreia do MSC Tessa, um dos 14 navios encomendados pela MSC a vários estaleiros chineses, foi adiada para o mês de fevereiro. No entanto, alinhado no Lion Service, o MSC Tessa deverá apenas zarpar para a sua primeira viagem no dia 16 de março fazendo escala no Terminal XXI de Sines a 13 de abril.

Embora todos os navios da encomenda sejam idênticos em essência, há algumas diferenças entre eles, dependendo dos estaleiros que os construíram. O MSC Tessa, construído pelo Yangzijiang Shipbuilding Group, destaca-se ao nível da capacidade com 24.346 TEU, tornando-se um dos maiores porta-contentores do mundo.

A MSC elevou a parada ao fazer esta encomenda, superando empresas como Evergreen e OOCL, que já operam porta-contentores de 24 mil TEU. A Hapag-Lloyd também está a aguardar a entrega dos seus navios de grande porte.