Foi ainda em finais de 2022 que João Mateus chegou ao novo cargo de consultor na bizay, abraçando uma área até então desconhecida, de cariz tecnológico. Pouco tempo depois do início desta experiência, o novo responsável conta-nos como foi esta mudança para uma área diferente e desafiadora.

Na sua experiência anterior, esteve mais de 17 anos na área da logística da L’Oréal, onde na sua mais recente experiência, foi Supply Chain Manager na divisão de Active Cosmetics, desde janeiro de 2015. “Em finais de 2021 uma reorganização do grupo a nível ibérico colocou-me perante vários cenários e logo decidi, sem hesitação, pelo caminho mais transformador: abraçar um novo desafio, numa indústria diferente”, conta João Mateus, destacando que apesar de ter saído, é uma empresa “pela qual terei sempre grande estima. Proporcionou-me um conjunto de experiências em várias áreas da supply chain, em canais de distribuição distintos, em contexto nacional e internacional”.

“Abraçar um desafio na indústria tecnológica era algo que eu ambicionava como próximo passo na carreira”, revela o responsável, apontando que as duas razões para abraçar esta nova área foram Oportunidade e Vontade. “Quando ambas se combinam estamos perante uma fórmula poderosa”.

“Surgiu então a oportunidade de integrar a bizay, uma empresa de cariz tecnológico: um Marketplace B2B líder mundial, impulsionado por uma supply chain disruptiva”, explica. Esta foi uma oportunidade de aplicar não só a sua experiência e conhecimento adquiridos na sua vertente profissional, mas também os que integrou durante o executive MBA que iniciou em setembro de 2021, e “que considero ter contribuído para alargar dos horizontes e oportunidades, para além claro do conhecimento técnico adquirido”.

João Mateus nota que “a ambição da bizay é grande, alicerçada num contínuo crescimento do seu negócio, tanto ao nível geográfico como de alargamento da sua oferta de produto”, e que como tal, deve ser acompanhado por uma supply chain ágil e capaz de se adaptar, oferecendo valor ao negócio. “E é aqui que a minha função se enquadra. Contamos com a colaboração de uma empresa de consultoria externa, com a qual trabalho diariamente, no sentido de implementar iniciativas para as várias áreas das operações: desde a produção, à distribuição e ao serviço ao cliente.”

Conta que esta posição exige um conjunto de competências relativamente alargado, desde gestão de projeto, desenvolvimento de novas soluções (inovação) e data analytics, sendo que teve de reforçar as suas competências nesta última, e que tem desenvolvido on the job e através de formações complementares.

“Tenho o orgulho de poder colaborar numa empresa que considero um bom exemplo de empreendedorismo e capacidade empresarial dos portugueses. Com as funções que desempenho atualmente, tenho como grande objetivo contribuir decisivamente para uma bizay mais bem preparada para o futuro de sucesso que a espera”, conclui João Mateus.